TRIGO I: Nova cultivar de trigo garante boa produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu mais uma variedade de trigo indicada para o estado do Paraná, maior produtor do país do cereal. A BRS Albatroz, lançada neste ano, tem ciclo precoce, alto potencial produtivo e resistência a doenças que causam perda de rendimento e qualidade dos grãos.
 
Força de glúten - Outra característica da cultivar é a força de glúten, que garante qualidade industrial para panificação. Também apresenta ampla adaptação, o que permite seu cultivo em várias regiões do Paraná. A BRS Albatroz foi avaliada em três regiões do estado, em 2008 e 2009, sempre apresentando boas médias de produtividade. Em ensaios, a nova variedade apresentou 5.136 kg/ha, no sul do Paraná, o que representa 99% da média das três melhores cultivares-padrão.
 
Complemento - De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja, a BRS Albatroz complementa as opções disponíveis no mercado, facilita a diversificação de cultivares e amplia a segurança do produtor na colheita. Além disso, Bassoi destaca que a cultivar é do tipo pão, atendendo à nova classificação do trigo, válida a partir de 2012.
Parceria - A BRS Albatroz foi desenvolvida pela Embrapa Soja (Londrina – PR) e Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS), em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária. Os triticultores do Paraná podem buscar a variedade do cereal na Embrapa Transferência de Tecnologia.
 
Mais informações - Embrapa Soja / Fone: (43) 3371-6000 – Fax: (43) 3371-6100 / E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Embrapa Trigo / Fone: (54) 3316-5800 – Fax: (54) 3316-5801 / 5802 / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Embrapa Transferência de Tecnologia / Telefone: (61) 3448-4570; Fax: (61) 3448-4511 / E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Mapa)

Conteúdos Relacionados