TRIGO: Governo federal garante recursos para apoiar comercialização

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O governo federal deverá destinar até R$ 150 milhões para apoiar a comercialização da safra 2011/12 de trigo, de acordo com diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto. Na avaliação dele, os recursos serão suficientes para viabilizar o escoamento de cerca de 1,5 milhão de toneladas do cereal por meio de instrumentos como leilões PEP (Prêmio de Escoamento do Produto), opções de venda e AGF (Aquisições do Governo Federal). A previsão é de que as operações de comercialização iniciem em meados de setembro. Para tanto, o governo elaborou uma portaria interministerial que já foi assinada pelos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Fazenda, Guido Mantega, faltando apenas a assinatura da ministra do Planejamento, Mirian Belchior.

 

Informações - As informações foram repassadas por Sílvio Porto na tarde desta quarta-feira (31/08), durante a 32ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, realizada no estande do Ministério da Agricultura montado na Expointer, em Esteio (RS). O encontro teve cerca de 50 participantes, entre representantes da indústria, do governo e dos produtores. A Ocepar foi representada pelo analista técnico e econômico Robson Mafioletti, que fez uma explanação sobre a situação do trigo no Estado do Paraná e expressou a preocupação do setor cooperativista em relação aos leilões que o governo federal tem realizado para escoar os estoques públicos.

 

Pleito - “Nós solicitamos que os leilões deixem de ser realizados pois, no Paraná, por exemplo, a colheita está começando e a venda dos estoques do governo nesse momento vão provocar uma concorrência com o nosso produto, afetando a remuneração dos agricultores“, frisou Mafioletti. Em relação às medidas anunciadas por Porto sobre o apoio à comercialização, o analista da Ocepar as considerou razoáveis. “Temos que aguardar um pouco mais, pois enquanto no Paraná a colheita atingiu cerca de 8 a 10% da safra, no Rio Grande do Sul ainda há lavouras em fase de desenvolvimento. Mas, de qualquer forma, em recursos, o valor está próximo daquilo que o setor estava preconizando para esta safra”, acrescentou.

 

Temas - Além do apoio à comercialização na safra 2011/12, foram discutidos também na reunião da Câmara temas ligados à produção integrada do trigo; conjunturas estaduais e internacional do trigo e à resolução RDC nº 07/2011 da Anvisa, que estabelece limites máximos tolerados para micotoxinas em alimentos. As atividades foram coordenadas pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, Rui Polidoro.

{gallery}noticias/2011/Setembro/1/201191154651/{/gallery}

Conteúdos Relacionados