TRIGO: ALTO DESEMPENHO DA BATAVO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A cultura do trigo, para a Cooperativa Agropecuária Batavo, de Carambeí, tem sido, nos últimos anos, de grande valia para a consolidação da tecnologia empregada na região, principalmente pela falta de opção de cultivo neste período. A área cultivada em 2001 foi de 25.070 ha, 28.5% superior ao ano anterior. Nesta safra, 141 produtores plantaram trigo, sendo que 30 deles com produtividade acima de 4.000 kg/ha. A média de produtividade foi de 3.384 kg/ha onde oito cooperados conseguiram médias superior a 4.500 kg/ha, a maior produtividade foi de 4.948 kg/ha.

TABELA

O custo de implantação da cultura de trigo foi de R$ 710,00 /ha , proporcionando um bom retorno econômico, principalmente para aqueles que obtiveram altas produtividades. Para a Safra de 2002 estima-se um incremento na área, onde o trigo deverá tomar espaço do triticale, cevada e aveia branca.

Coodetec - Ivo Marcos Carraro, engenheiro agrônomo e diretor de pesquisa da Coodetec, afirma que a alta produtividade alcançada pelos cooperados da Batavo é fruto do "investimento em tecnologia, da tradição, das variedades de alta qualidade produtiva utilizadas e da aplicação tecnologia na hora certa.". Além do mais, boa parte do solo onde atuam os produtores da Batavo são, originalmente, de qualidade inferior, mas acabaram sendo transformadas com bons manejos. Carraro afirmou também que muitos produtores paranaenses têm conseguido altas produtividades, equivalentes às obtidas em Carambeí, nenhuma outra região do Estado apresenta uma média tão alta. Para ele, a Batavo realiza um trabalho competente de assistência técnica aos cooperados, principalmente pelo fato de comprovarem na prática que o trigo pode ser uma alternativa viável ao Brasil. Quanto à possibilidade de se aumentar a produção brasileira de trigo para suprir boa parte do consumo, o diretor da Coodetec afirma que "temos condições de produzir, mas para isso é preciso ter uma boa política para o trigo".

Conteúdos Relacionados