Treino e Visita: Módulo inédito trata de saúde, alimentação e geração de renda
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Teve início nesta quinta-feira (21/08), em Londrina, mais uma edição do Treino & Visita (T&V), programa desenvolvido a partir de uma parceria entre o Sistema Ocepar/Sescoop-PR, Embrapa Soja e Emater-PR. Com o tema "Saúde, Alimentação e Geração de Renda", este módulo traz uma inovação, trabalhando uma área de natureza mais social. Até então, a programação que vinha sendo desenvolvida tinha um caráter mais técnico, direcionado à área agronômica. O público alvo - os multiplicadores -, que antes era da área técnica, agora se abre uma nova frente reunindo profissionais que atuam nos programas sociais, de educação e alimentação das cooperativas, Emater e prefeituras.
Concepção - Fernando Adegas, extensionista da Emater-PR e instrutor do T&V, explicou que o programa é uma adaptação dos projetos tradicionais de difusão de tecnologia, que reúnem centenas de produtores para discutir temas específicos, mas que muitas vezes não tem um retorno satisfatório. Nesse sentido, o T&V surgiu com a proposta de aprimorar esse processo de difusão, como forma de garantir eficiência e maior aproveitamento do conteúdo repassado. "A idéia é que informação e o conhecimento recebido possam ser multiplicados", disse Adegas, lembrando que os técnicos participantes (multiplicadores) têm o compromisso e a responsabilidade de reproduzir a filosofia do T&V em suas bases.
Modelo - Lineu Alberto Domit, pesquisador da área de Transferência da Embrapa Soja em Londrina, disse que o objetivo do T&V é formar um fórum de discussão, para na seqüência aplicar na prática o conhecimento adquirido. Destacou, ainda, que o módulo "Saúde, Alimentação e Geração de Renda" não irá se resumir somente à soja, mas abordará outras culturas. De acordo com Domit, serão tratadas questões nutricionais, que dizem respeito à saúde, e também econômicas, melhorando o conhecimento e contribuindo com o aumento da renda do produtor. "É um novo modelo de transferência de tecnologia." A etapa que está sendo desenvolvida em Londrina até esta sexta-feira (22/08), tem como pauta a soja na alimentação humana.
Eficiência - Para o agrônomo Robson Mafioletti, da gerência técnica da Ocepar, o T&V está se mostrando muito eficiente, uma vez que consegue otimizar tempo e recursos na capacitação dos multiplicadores. "São técnicos de várias instituições reunidos em um mesmo espaço, um único debate", disse Mafioletti, destacando a importância da parceria entre Embrapa, Emater, Ocepar e Sescoop na definição de um novo modelo de transferência de tecnologia. Com relação ao módulo iniciado nesta quinta-feira, o destaque é do trabalho social e educacional da proposta, tendo relação direta com a saúde das pessoas, num processo de dieta e reeducação alimentar, levando no futuro ao uso nobre da soja na alimentação como fazem os povos do oriente em especial os japoneses. Ele também destacou as possibilidades futuras que se abrem na geração de renda com a utilização de produtos como a soja na alimentação humana.
Qualidade de vida - A responsabilidade social dos multiplicadores, na contribuição à melhoria da qualidade de vida dos produtores e das famílias atendidas pelas cooperativas e pela extensão rural foi o ponto central da apresentação de Carlos Roberto Biasi, da Emater. Ele fez um questionamento aos participantes, pedindo a todos que reflitam sobre a contribuição que os multiplicadores do T&V podem dar na vida social e de educação do seu público alvo. Disse, que essa reflexão é importante para que o resultado do programa possa influenciar de maneira positiva nos hábitos alimentares e de educação das famílias.
Estrutura - A estrutura do T&V, dividida em etapas, é composta de módulos cujo conteúdo incluem palestras e debates sobre motivação, nivelamento e planejamento; capacitação, discussão e planejamento; e transferência de tecnologia. O módulo iniciado nesta quinta-feira conta com a participação de aproximadamente 40 pessoas entre instrutores e representantes da extensão rural, de cooperativas e técnicos de instituições públicas.
PROGRAMAÇÃO
21/08/03 - Quinta-feira - 10h - 11h - Apresentação sobre a Metodologia "Treino & Visita - T&V" e sobre o Esquema Operacional do T&V - Saúde Alimentação e Geração de Renda / Lineu Alberto Domit - Embrapa Soja e Fernando Adegas - Emater-Pr - 11h - 12h - Informações e conceitos sobre: Saúde Alimentação e Geração de Renda / Carlos Roberto Biasi - Emater-Pr - 13h30 - 17h00 - Reciclagem técnica sobre os principais conhecimentos e tecnologias sobre a utilização da soja na alimentação humana, visando Saúde Alimentação e Geração de Renda / José Marcos Mandarino e Vera de Toledo Benassi - Embrapa Soja.
22/08/03 - Sexta-feira - 08h30 - 11h - Reciclagem técnica sobre os principais conhecimentos e tecnologias sobre a utilização da soja na alimentação humana, visando Saúde Alimentação e Geração de Renda / José Marcos Mandarino e Vera de Toledo Benassi - Embrapa Soja - 11h - 12h30 - Planejamento das próximas etapas (reuniões).