Unimed Londrina celebra a formatura das primeiras turmas do curso técnico em enfermagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed londrina 04 08 2025Na noite do dia 31 de julho, a formatura das primeiras turmas do curso Técnico em Enfermagem reuniu emoção, orgulho e significado no Espaço Villa Rica, em Londrina (PR). Resultado da parceria entre Unimed Londrina, Senac PR e Sescoop/PR, a cerimônia celebrou a conquista de 67 formandos que, diante de familiares, amigos, autoridades e educadores, encerraram uma etapa importante e deram início a uma nova jornada.

O curso, oferecido gratuitamente aos participantes, teve início em 2023 e já tem novas turmas confirmadas. “Poucas instituições do Brasil conseguem ofertar um curso técnico com 1.800 horas, sendo 600 horas de prática”, afirmou o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira. Em seu discurso, ele agradeceu a continuidade da parceria. “Agradeço à Unimed, uma marca tão forte, tão poderosa e tão importante para a saúde do Brasil”, acrescentou.

Para o superintendente Administrativo-Financeiro da Unimed Londrina, Ricardo Pinelli, a noite foi de grande significado. “Nós estamos muito felizes de estar dividindo esse momento com vocês. Eu estou dizendo ‘nós’, porque eu tenho toda uma equipe de colegas de trabalho que está radiante pelo que acontece hoje e pelo que aconteceu nos últimos dois anos”, destacou. Ele também reforçou a importância da união entre Unimed, Senac e Sescoop. “Se uma dessas três não estivesse junta do começo até o fim, nós não estaríamos aqui”, reconheceu.

Pinelli ainda compartilhou um testemunho pessoal sobre sua vivência nos hospitais ao longo de 17 anos acompanhando um familiar adoentado. “As estruturas mudaram, os equipamentos são mais tecnológicos, os remédios mais potentes. Mas, no fim de tudo isso, o que a gente lembra são das pessoas que cuidaram da gente, do toque, do olhar, do cuidado dos profissionais de saúde”, relatou.

O conselheiro do Senac PR, Sergio Gilberto Bonocielli, relembrou o início da história, quando ainda procuravam um terreno para a construção da unidade no norte de Londrina. “Vocês vejam como as ideias se transformam. Nós não fizemos jogadores de futebol, mas estamos fazendo 67 técnicos para trabalhar na área de enfermagem. Eu acho que nós fomos muito mais produtivos dessa forma”, disse, referindo-se ao terreno que antes era um campo de futebol e hoje abriga a unidade onde as aulas aconteceram.

Henrique Xavier, coordenador de profissionalização do Sescoop/PR, reforçou o papel do cooperativismo na formação dos novos profissionais. “Há três anos, a equipe de educação da Unimed nos procurou e levou um desafio para nós: ‘temos um problema, precisamos formar técnicos em enfermagem, vocês podem nos ajudar?’”, contou. Ele destacou que os formandos representam a primeira turma de técnicos em enfermagem formados pelo cooperativismo paranaense. “Vocês podem se orgulhar”.

A oradora da turma, Eunice Rosa da Silva, emocionou o público ao relembrar a trajetória dos colegas. “Enfrentamos muitos desafios, tivemos que conciliar os estudos com outras responsabilidades, afinal, somos adultos”. Em sua fala, ela ressaltou a importância do cuidado humanizado na profissão. “A enfermagem é onde a ciência encontra a compaixão, e o cuidado transforma vidas. É uma profissão nobre e essencial, que não exige apenas conhecimento técnico, mas sensibilidade e empatia”, afirmou.

Ela também celebrou os vínculos criados ao longo da formação. “A partir de hoje, não estaremos mais juntos em sala de aula, cada um de nós seguirá o seu caminho, mas certamente nos encontraremos nos corredores da vida, ou quem sabe dos hospitais”, refletiu.

A gerente executiva do Senac Londrina Norte, Juliana Suavi, finalizou desejando que os formandos se tornem profissionais éticos e comprometidos. “A formatura representa uma grande conquista que vai marcar a vida de vocês, e as nossas, para sempre. Sejam profissionais diferenciados, motivados e íntegros”, orientou.

Ao final da cerimônia, os formandos fizeram o juramento que simboliza o compromisso com a profissão: “Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade”.

E foi exatamente isso que se viu naquela noite: a certeza de que a cidade ganha, agora, profissionais preparados, empáticos e prontos para fazer a diferença na vida de tantas outras pessoas. (Assessoria de Imprensa Unimed Londrina)

Conteúdos Relacionados