TRANSPORTE: Heinze sugere compatibilização dos limites de peso por eixo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou, na mesa diretora da Câmara dos Deputados, requerimento de indicação ao Executivo que sugere a compatibilização das normas brasileiras sobre pesos e dimensões de veículos de transporte rodoviário de passageiros e de carga com as regras estabelecidas pelos países integrantes do Mercosul.
Unificação - O parlamentar gaúcho destaca que os limites impostos na legislação internacional apresentam-se ligeiramente mais elevados do que os da norma nacional. Por isso, ele defende que a unificação deles possibilitará não só a harmonização das regras, mas também reduzirá os casos de autuação controversa, relacionados a excesso de peso por eixo. "Os caminhoneiros brasileiros enfrentam muitos transtornos por causa dessa incompatibilidade. É preciso que o Contran reveja e compatibilize as regulamentações", afirma Heinze.
Desassossego - Heinze observa que os transportadores vivem em posição de enorme desassossego, pois ele precisa atuar com plena eficiência no competitivo mercado de transporte rodoviário de cargas e, simultaneamente, respeitar os limites de peso dos veículos. (Assessoria de Imprensa do deputado Luis Carlos Heinze)