Transcocamar faturou R$ 75 milhões em 2003
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Com um crescimento de 14% em relação ao ano passado, a Transcocamar obteve um faturamento bruto de R$ 75 milhões em 2003. No período da colheita da safra, quando há maior demanda por transporte rodoviário, a empresa chegou a movimentar uma média de 15 a 16 mil toneladas de grãos por dia, cerca de 700 a 750 cargas. Grande parte dos resultados se deve ao aumento do volume de açúcar e grãos transportado, segmentos que tiveram um incremento de 20% no ano. Tanto que a Transcocamar já é considerada a maior transportadora de açúcar em todo o Estado de São Paulo, onde encontra-se a maioria de seus clientes.
Retração - Para 2004, a expectativa é de um crescimento menor, 10%, o que é explicado pelo aumento da carga tributária sobre a categoria. "Houve um aumento do Cofins, que passou de 3% para 7,6% do faturamento, e do PIS, que foi de 0,65% para 1,65%. Isso significa que 22% do nosso faturamento bruto serão destinados ao pagamento de impostos, comenta Afonso Akioshi Shiozaki, diretor da empresa. Como não se tem conseguido repassar esses valores para o custo do frete, Afonso diz que o setor tem sido bastante penalizado e enfrentado sérias dificuldades. "É impossível crescer com essa carga tributária. As conseqüências podem ser preocupantes", avalia.
Estratégia
- Por conta da demanda sazonal, a empresa tem optado há anos por trabalhar
em parceria com terceiros, mantendo apenas uma frota particular de 30 caminhões,
mais fácil de ser administrada e com maior otimização do
capital investido. Como a demanda chega a 750 caminhões em alguns períodos,
a Transcocamar mantém um cadastro de caminhoneiros, com veículo
próprio, com quem estabeleceu parceria para o transporte de cargas. "Isso
permite que não haja limite no atendimento da demanda de transporte",
afirma Afonso. Também facilita a renovação constante da
frota. Todo ano, pelo menos 30% dos caminhões são trocados. Transportando
cargas por grande parte do País, especialmente São Paulo, Paraná,
Mato Grosso e Santa Catarina, a Transcocamar mantém um vasto cadastro
de clientes. A Cocamar, que representava 100% do transporte feito pela empresa
em 1992, quando foi terceirizada, hoje representa apenas 16% do total.