TELECONFERÊNCIA SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE PEIXES DO PARANÁ

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No próximo dia 19 de setembro, a Emater, em parceira com o Canal Paraná, realiza uma teleconferência sobre perspectivas para comercialização de peixes de água doce. O programa começa às 16 horas e será transmitido via satélite para todo o país. Dados do último levantamento realizado pela Emater revelam que 22,4 mil produtores rurais se dedicam à piscicultura, o que eqüivale a 5,5% do número total de produtores do Estado. A produção na safra 2000/2001 foi de 17,5 mil toneladas, colocando o Paraná entre os três principais estados brasileiro em produção de peixes. A atividade é apontada como uma das alternativas para as pequenas propriedades pois garante uma boa renda em relação ao espaço que ocupa para o cultivo. Na safra 2001/2002, na região Sul do Estado, as propriedades assistidas pela Emater tiveram produtividade média de 2,8 mil kg/ha, contra 490 kg/ha da média regional.

Comercialização é a barreira - De acordo com o médico veterinário, Luiz Danilo Muehlmann, responsável pelo projeto Piscicultura na Emater, a grande barreira para sucesso pleno do setor está na comercialização. Enquanto os produtores enfrentaram alguma dificuldade na colocação dos seus produtos na última safra, os consumidores reclamaram da dificuldade em encontrar o peixe de água doce vivo, em filé, filé empanado, carne moída de peixe, fishburguers e nugget. Muehlmann diz que o motivo desse desencontro é a forma de organização da cadeia produtiva, voltada para o abastecimento de pesque-pagues e empresas de processamento, que estão estruturadas para colocar apenas o filé de tilápia congelado no mercado. As outras formas de se vender o peixe para o consumidor final são contempladas só esporadicamente, seja por falta de infra-estrutura dos frigoríficos ou de organização dos produtores para atendimento regular do mercado.

Participação antecipada - A teleconferência que vai debater esse assunto é aberta à participação do público, que pode encaminhar com antecedência suas perguntas, pelo fone (0**41)352-1616 - ramal 404; fax (0**41)352-1616 - ramal 410; ou pelo e-mail . A sintonia é por antena parabólica, através do satélite Brasil SAT B1, polarização vertical. Para aparelhos com botão, deve-se sintonizar entre os canais 23 e 27, posição V, logo depois dos canais Canção Nova e Amazon Sat. Em aparelhos digitais, a recepção será na freqüência de 4210 ou 950 megahertz. O canal não tem programação e entrará no ar apenas na hora da teleconferência.

Conteúdos Relacionados