TECNOSHOW: Evento vai discutir tecnologia e sustentabilidade, em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sociedade Rural do Paraná promove o 6º TecnoShow, dia 5 de dezembro, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina, Norte do Estado. A partir dessa edição, o evento passa a ser realizado em parceria com o Núcleo de Agronegócio do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e ganha um novo formato, de acordo com o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes. Ele falou sobre as mudanças e a respeito das discussões que devem ocorrer durante o TecnoShow na manhã desta terça-feira (22/11), durante visita ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Lopes estava acompanhado do jornalista responsável pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira. “Nós decidimos redesenhar o evento, que antes era realizado ao longo de uma semana e agora será promovido em apenas um dia mas sem perder a qualidade. Nesta edição vamos tratar do tema Tecnologia e Sustentabilidade enfocando não apenas o aspecto ambiental mas levando em consideração também as questões econômica, social e de produção. Também estaremos analisando essa nova tendência dos projetos agropecuários enquadrados no conceito do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”, frisou o presidente da Sociedade Rural do Paraná.

 

Programação – Ele informou ainda que o evento deverá reunir 400 participantes, entre produtores, lideranças do agronegócio, pesquisadores, traders, cooperativas, analistas de mercado, profissionais de universidades, entre outros. A programação inicia às 9h, com uma conferência de abertura que tratará do tema “Entre crises e oportunidades, o futuro do agronegócio brasileiro” e contará com a presença do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do jornalista Giovani Ferreira e do presidente da Sociedade Rural do Paraná. “Nós vamos explorar esse universo sobre o que acontece no mundo e no Brasil e analisar como o Paraná está inserido neste contexto. Vamos discutir também as tendências futuras e o planejamento de estratégias entre os vários elos da cadeia produtiva”, afirmou Lopes.

 

Painéis – Na sequência, serão apresentados dois painéis. Um deles vai debater aspectos relacionados ao mercado, com o consultor da Safras & Mercados, Flávio França Júnior. O outro, sobre o Programa ABC, terá a participação do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias,  e do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos Vaz. O evento terá ainda a apresentação de palestra ministrada pelo representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Hélder Muteia, que vai falar sobre a responsabilidade do Brasil no combate à fome mundial. “Hoje nós olhamos o agronegócio somente sob o ponto de vista comercial. Por outro lado, há a questão social, que envolve a alimentação do mundo. A sustentabilidade tem esse conceito também, no sentido de aproximar essas realidades, envolvendo aspectos sociais, comerciais e ambientais”, destacou o presidente da Sociedade Rural do Paraná. Ainda de acordo com ele, o encerramento do TecnoShow está previsto para às 15h. “A presença da Ocepar e das cooperativas nas discussões é muito importante porque, afinal, o setor é uma das molas propulsoras que fazem o agronegócio se mover de forma extraordinária em nosso Estado. Então, nada melhor do que termos a participação dos representantes do cooperativismo para discutir conosco o futuro da agricultura brasileira”, acrescentou Lopes.

{gallery}noticias/2011/Novembro/22/20111122155135/{/gallery}

Conteúdos Relacionados