TECNOLOGIA: Coopermibra apresenta sistema dos Pockets em Fórum de Mobilidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Mobilidade no Agronegócio – Estreitando o Relacionamento com o Produtor Rural”, foi o tema apresentado, na tarde de ontem, pelo engenheiro agrônomo e vice-presidente da Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, Valdomiro Bognar, durante o “I Móbile Strategies Fórum”. Bognar foi convidado a participar do evento para apresentar o sistema de mobilidade adotado pela Cooperativa com o objetivo de agilizar o atendimento aos seus cooperados. A palestra apresentada por Bognar encerrou o evento realizado no Hotel Gran Meliá World Trade Center, em São Paulo. O Mobile Strategies Fórum destinou-se aos executivos das áreas de tecnologia, gestão de processos, compras, operações, logística, vendas e marketing. Cerca de 500 profissionais participaram dos dois dias do seminário. O Fórum foi organizado pela Associação Brasileira de e-business, promotora dos maiores eventos de tecnologia corporativa, com a parceria da Mowa, uma das principais empresas de desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis (PDAs e celulares) do mercado brasileiro.

Menor deslocamento - A Coopermibra foi a primeira cooperativa do Brasil a implantar o sistema dos Pockets - computadores de bolso que permitem que seus técnicos e engenheiros agrônomos e também os agricultores pudessem ter no campo todas as informações relativas à propriedade. Com os Pockets é possível realizar a compra de insumos, sementes e implementos agrícolas, atualizar cadastros, fazer o planejamento da safra e demarcar áreas. Recentemente, o sistema ganhou um novo software que permitirá também a emissão de laudos técnicos (plantio, desenvolvimento e colheita), e de notas fiscais no campo mediante ao uso de uma impressora portátil sem fio. Segundo Bognar, com a ampliação do sistema cada vez menos o produtor terá que deixar sua propriedade para ir até a cidade tendo assim mais tempo para dedicar a sua lavoura. O cooperado pode receber em casa informações como os insumos adquiridos e as quantidades aplicadas em safra anteriores; o volume e as variedades cultivadas; a média de produtividade; condições climáticas para os próximos dias; situação de crédito; e outras informações cadastradas na central da Cooperativa.

Benefícios - Alguns benefícios para o produtor e para a Cooperativa destacados durante a palestra por Bognar são: Planejamento das compras de insumos, de comercialização e de armazenagem; Preservação do conhecimento sobre a propriedade; Fidelização na entrega da colheita; monitoramento das vendas e aumento da produtividade dos profissionais; Redução de custos; agendamento de visitas; e verificação de estoques e tabela de preços. Nos seus dois dias de duração (28 e 29 de setembro) o I Móbile Strategies Fórum apresentou um total de 16 palestras relacionadas a estratégias de mobilidade comercial. Ao final de cada bloco, o evento contou com um debate inédito envolvendo os executivos responsáveis pelos principais projetos de mobilidade do Brasil. (Assessoria Coopermibra)

Conteúdos Relacionados