TÉCNICOS DE 4 MINISTÉRIOS CONHECERAM APLICAÇÃO DO PRONAF

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O diretor de supervisão e controle do Sicredi Paraná, Armando Hammerschmitt, considerou altamente positivo o resultado a visita, na semana passada, de 18 técnicos dos ministérios da Fazenda, Planejamento, Trabalho e Desenvolvimento Agrário a agricultores que utilizam recursos do Pronaf. Os técnicos foram acompanhados, em suas visitas às propriedades rurais, pelo diretor do Sicredi Paraná Armando Hammerschmitt, pelo gerente da área de crédito do Bansicredi, João Tavares, por gerentes das cooperativas visitadas, por técnicos da Emater e outros agentes financeiros repassadores de recursos do Pronaf. "A visita teve importância fundamental porque serviu para mostrar quem são os tomadores dos recursos do Pronaf e pudemos demonstrar às autoridades a segurança oferecida pelo Sicredi".

A importância do Pronaf - Um dos visitados pela equipe foi um agricultor que em 1977 recebeu o primeiro aporte de recursos do Pronaf através do Sicredi para iniciar seu negócio na área de suínos. O investimento permitiu ao agricultor ter, hoje, 250 matrizes para produção de leitões, e está planejando ampliar o empreendimento para 250 matrizes. Um outro agricultor visitado tem apenas 2 hectares de área, mora numa garagem de caminhão e aguarda recursos do Pronaf para se iniciar profissionalmente na suinocultura. "Alguém precisa acreditar nesse agricultor, permitindo que tenha um impulso inicial com crédito para que se desenvolva", afirmou Hammerschmitt, completando que o Sicredi pode muito bem fazer esse papel, desde que seja beneficiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Sistema Sicredi - A visita dos técnicos governamentais deu oportunidade para que fosse apresentada, às autoridades, a estrutura organizacional do Sicredi Paraná, seus produtos e serviços, atribuições das cooperativas do sistema e os principais números consolidados. O gerente do Bansicredi, João Tavares, apresentou os números relativos às carteiras rurais e Pronaf e a Sicredi Oeste mostrou os números de sua carteira com recursos do Pronaf e as sugestões para melhorar o Programa. Essa apresentação despertou grande interesse dos técnicos do governo, que queriam compreender melhor o funcionamento do Sicredi. "Nós procuramos fazê-los entender o nosso processo e a necessidade de termos acesso aos recursos do FAT. Percebemos que eles tinham dúvidas sobre a segurança quanto à devolução dos recursos", frisou Hammerschmitt. Em Missal, onde a comitiva foi conhecer os projetos agroindustriais, um técnico da Emater-PR, informou que 64% dos recursos de Pronaf eram repassados através do sicredi.

Reunião com Bansicredi - O presidente da Sicredi Central do Paraná., Seno Cláudio Lunkes, reuniu-se, na semana passada, com diretores do Bansicredi, com objetivo de discutir algumas questões operacionais de interesse do sistema. O Bansicredi, com sede central em Porto Alegre e agências em Curitiba, Cuiabá e Campo Grande, é o banco do Sistema Sicredi, presente no interior desses estados através de 730 agências das cooperativas de crédito. As 730 agências das cooperativas de crédito operam como correspondentes do Bansicredi, permitindo que qualquer cidadão abra uma conta como em qualquer banco múltiplo.

Conteúdos Relacionados