SOCIEDADE VÊ COM SIMPATIA PROJETOS SOCIAIS
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Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirma que o trabalho social desenvolvido por empresas brasileiras cativa a comunidade, agrega simpatia, conquista o consumidor e reforça sua imagem perante os funcionários. Os próprios empresários estão substituindo a filantropia ou doações em dinheiro às entidades carentes por ações sociais de longo prazo. Há empresários que se dedicam pessoalmente a projetos assistenciais, arrumando tempo para tais atividades. Como líderes corporativos, fazem questão de estimular e difundir o voluntariado entre seus empregados e, conseqüentemente, disseminar o conceito de empresa-cidadã. São incansáveis batalhadores e aliados. Dois deles são dignos de citação: Jorge Gerdau Johannpeter, um dos grandes empreendedores brasileiros, e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, uniram-se espontaneamente em torno do mesmo discurso, ou seja, não há desenvolvimento sem responsabilidade social.
Pesquisa aponta tendência - Pesquisa do Ipea mostra que das 782 mil empresas privadas nacionais com um ou mais funcionários, 462 mil realizam algum tipo de atividade social. Apesar do resultado dessa amostragem, o Brasil ainda busca o modelo ideal. Do discurso pomposo à prática real há uma longa trilha a ser percorrida, segundo outra pesquisa, desta vez do Datafolha, que ouviu cerca de 2.830 pessoas de 127 municípios de todos os Estados. Dentre as conclusões, 83% das pessoas entrevistadas reconhecem a importância do trabalho voluntário, mas 73% nunca fizeram nada. No entanto, o estudo revela um dado preocupante: 30% da população não tem a mínima idéia do que venha a ser voluntariado. (Fonte: Gazeta Mercantil).