SISTEMA OCEPAR: Reunião com coordenadores do Programa de Educação Política define estratégias para 2024

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de discutir propostas para 2024 do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o Sistema Ocepar realizou, na manhã desta sexta-feira (26/04), uma reunião online, que contou com representantes de cooperativas no programa. Além do presidente, José Roberto Ricken, do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o evento conduzido pela coordenadora de Relações Institucionais, Daniely Andressa da Silva, contou com as participações, como convidados do Sistema OCB, a gerente de Relações Institucionais, Clara Pedroso Maffia e Eduardo Lima Queiroz, coordenador de Relações Governamentais.

Paraná - Ao abrir a reunião, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken destacou sobre o respaldo importante da OCB para que o Paraná pudesse formatar as estratégias: “o programa de Educação Política é uma iniciativa da OCB, mas em 2018, nos antecipamos e colocamos em prática aqui no Estado, com sucesso. Desde então reunimos nossas cooperativas que indicaram cada um de vocês para participar deste importante programa do sistema cooperativista paranaense. Este sucesso, se deve muito ao trabalho realizado na base, através dos canais de comunicação implementados”, frisou.

Ações - O dirigente lembrou que a finalidade do encontro, além de poder ouvir os convidados, é planejar as ações para este ano. “Nosso propósito é o mesmo, apoiar aqueles parlamentares que nos prestigiam. E lá na eleição de 2026, prestigiar aqueles que nos apoiaram. Vivemos ainda uma polarização política muito intensa, e que acaba trazendo dificuldades para realizar uma interlocução mais efetiva. Independente do governo que está no poder, temos que ter as portas abertas e viabilizar o diálogo. Um exemplo é o Plano Safra, onde tivemos oportunidade de explicar e detalhar para o ministro da Agricultura e para o secretário de Política Agrícola o que precisamos. Mostrar que estamos vivendo um momento muito grave na agropecuária devido as perdas da safra em vigor. Se o que estamos pedindo vai ou não agradar o governo, temos que argumentar e justificar sobre esta necessidade de reivindicar. Se está difícil, seria muito pior se nós não estivéssemos organizados”, ressaltou Ricken.

Frencoop - O presidente Ricken destacou o evento realizado no dia 1º de abril, um dia após a Páscoa, numa segunda-feira, e que contou com a participação de 15 parlamentares que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), entre os quais a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vice-presidente da frente e que foi convidada especial deste evento. “A quantidade de representantes da bancada paranaense no Congresso, que aceitaram nosso convite e que aqui vieram, é reconhecimento a este importante trabalho que contamos com o apoio de todos vocês. Além dos deputados federais, também tivemos alguns deputados estaduais. Tudo isso, é resultado desta nossa organização, em conjunto com as cooperativas e com o Sistema OCB”. Ricken comentou que hoje já existe uma demanda grande das federações aqui do Paraná para conhecer de que forma tudo isso está acontecendo no sistema cooperativista. “Houve uma repercussão muito positiva deste encontro aqui no auditório do Sistema Ocepar no dia 1º de abril, junto a várias lideranças e que nos procuraram para detalhar de que forma estamos trabalhando. Ainda não é o ideal, podemos avançar, por isso nosso objetivo principal desta reunião é alinharmos um planejamento consistente para este ano”, comentou.

Eleições municipais - Neste ano teremos em outubro, eleição de prefeitos e vereadores nos 399 municípios do Paraná. Ricken ressaltou que “esta eleição será um termômetro para sentirmos de como será o próximo pleito de 2026, para os cargos eletivos. Temos que dar continuidade ao nosso programa de conscientização política, sem tomar partido, educar as pessoas para a necessidade de conhecer todos os candidatos, analisar e votar de forma que contribua para o desenvolvimento da sua cidade, da região. Precisamos consolidar nossos canais de comunicação com informações relevantes e de interesse”, concluiu.

OCB - Para Clara Maffia, “o Paraná está na vanguarda do programa, onde vocês enfrentaram um mar aberto, quebrando paradigmas e avançando na relação com os deputados federais e senadores. A base parlamentar do Paraná no Congresso tem sustentado muitas pautas de interesse do setor. Hoje, muitos estados estão aderindo ao programa, inclusive indo buscar informações aí no Paraná, com é o caso da OCB do Pará, que na semana que vem tem uma visita programada no Sistema Ocepar e algumas cooperativas”, comentou ela.

Pautas diversas - A gerente da OCB disse que o trabalho realizado pelo sistema está no caminho certo, mesmo não tendo boas notícias com relação às últimas decisões em Brasília. “A certeza que temos que estamos no caminho certo em organizarmos nossas bases dentro do programa de educação política, importante inciativa que o Paraná abraçou de forma pioneira”. Clara fez uma rápida análise sobre alguns temas prioritárias na agenda do cooperativismo brasileiro, entre eles, Reforma Tributária, Plano Safra, Desoneração da Folha e Regulamentação da Lei Complementar 196/22. Ela informou que durante a realização do Congresso Brasileiro de Cooperativismo, entre os dias 14 e 16 de maio, acontecerá o lançamento da nova Agenda Institucional do Cooperativismo Brasileiro, em Brasília. “Esperamos reunir mais de 100 parlamentares que integram a Frencoop. Já temos confirmada a presença do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin e vários ministros e esperamos poder contar com a presença de todos vocês neste evento em Brasília”, convidou Clara Maffia.

Conteúdos Relacionados