Sistema Ocepar participa de Conferência Internacional sobre Febre Aftosa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

evento 18 03 2025FOTO: Arquivo AENCuritiba recebe evento internacional para debater emergência no controle da febre aftosa, com ênfase em estratégias de prevenção e mitigação de riscos. Com o nome “Prevenção da febre aftosa: salvaguardando a pecuária, meios de subsistência e economias”, o encontro reúne autoridades do Governo Federal, Governo do Paraná, bem como secretários de outros estados do país e representantes de empresas e instituições representativas.

O Sistema Ocepar está sendo representado pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e pelo Analista de Desenvolvimento Técnico, médico veterinário, Alexandre Amorim Monteiro. O evento, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), é organizado pelo TAFS Forum – organização suíça sem fins lucrativos que atua no campo da saúde animal e segurança alimentar.

A programação começou nesta terça-feira (18/03) e segue até quarta (19/03). Entre os temas que serão debatidos estão: Atualização sobre a situação global da Febre Aftosa; Impacto de surto de Febre Aftosa na Europa e América do Sul; Como detectar possibilidade de surto em estágio inicial; Como se preparar para um possível surto; Estratégias de vacinação.

A conferência é realizada na sede do Sebrae-PR (Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho).

Febre aftosa no país

Em 2025, o Paraná vai completar quatro anos com status de área livre de febre aftosa sem vacinação. A campanha de vacinação, que ocorria duas vezes por ano, foi substituída pela atualização de rebanhos. O cadastro é obrigatório e tem o objetivo de garantir rastreabilidade e sanidade dos animais.

No ano passado, com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas, o Brasil emitiu autodeclaração de totalmente livre da doença sem vacinação. A ação é parte do processo para reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que deve ocorrer em breve.

O que é

A febre aftosa é uma doença causada por vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

Conteúdos Relacionados