SISTEMA OCEPAR II: Lançada publicação sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar lançou, na manhã desta quarta-feira (19/04), em Brasília, uma publicação sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Foi durante a reunião ocorrida entre a diretoria da Ocepar e os parlamentares que participaram voluntariamente do Programa nas eleições de 2022. O documento apresenta um relatório final das ações realizadas pela entidade, em parceria com as cooperativas filiadas, no pleito do ano passado, quando a população foi às urnas para eleger seus candidatos à presidência da República, governo estadual, Senado, Câmara e Assembleia Legislativa.
O Programa - O Programa de Educação Política do Cooperativismo foi idealizado pelo Sistema OCB em 2018 e, desde então, passou a ser implementado em âmbito estadual pelo Sistema Ocepar. Em 2022, foi ampliado e aprimorado com várias ações no Paraná. Trata-se de uma iniciativa cujo objetivo é conscientizar sobre a importância do voto consciente, disseminar a educação política junto aos cooperativistas, contribuindo para o engajamento e a valorização da atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional. “Considerando todos os aspectos da lei e mantendo a neutralidade partidária e ideológica, tem como premissa fundamental a defesa das bandeiras e demandas das cooperativas brasileiras”, destaca José Roberto Ricken, na seção Palavra do Presidente, no início da publicação.
Êxito - Ele ressalta ainda a participação ocorrida no Estado nas eleições passadas. “Foi um trabalho intenso e que só teve o êxito esperado porque as cooperativas paranaenses abraçaram a ideia e se organizaram para informar os funcionários, cooperados e a comunidade em que estão inseridas sobre a importância de reforçar a base de apoio do cooperativismo no Legislativo.” Ainda de acordo com Ricken, todo esse empenho gerou um resultado significativo. “Em outubro, foram eleitos, com o apoio dos cooperativistas, um senador e 15 deputados federais, que irão compor a Frencoop, a bancada de representação do setor no Congresso Nacional. Outros cinco candidatos ficaram na suplência. A avaliação positiva de lideranças cooperativistas e de instituições do G7, o grupo que reúne as principais entidades de representação do setor produtivo no Paraná, indica que estamos no caminho certo, embora conscientes de que precisamos avançar. Por isso, decidimos tornar permanente as ações do Programa”, acrescenta o presidente do Sistema Ocepar.