SISTEMA OCEPAR I: Diretoria executiva realiza primeira reunião de planejamento após a recondução do presidente Ricken ao cargo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A diretoria executiva esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (14/04), em Curitiba, com os 118 funcionários das três entidades que integram o Sistema Ocepar: Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar. Foi a primeira reunião de planejamento estratégico de 2023, promovida após a recondução do presidente José Roberto Ricken ao cargo, ocorrida na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade, no dia 3 de abril. Os trabalhos desta sexta foram conduzidos com apoio da Coordenação de Gestão Estratégica. Na oportunidade, Ricken disse que a expectativa é grande em relação à nova gestão, que se estenderá até 2027. “O cooperativismo hoje tem uma representatividade significativa na sociedade. Nossa responsabilidade é muito grande. Exemplo disso é que o nosso setor representa 64% da produção agropecuária do estado. Mas nós temos gente boa e preparada para isso aqui no sistema. Conto com vocês e vamos em frente”, frisou.

Reunião da nova diretoria - Ele lembrou que na AGO também foi eleita a nova diretoria da Ocepar, sendo que houve a renovação de 10 dos 14 integrantes. “Nós iremos nos reunir, em Brasília, no próximo dia 18, para acompanhar o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, que será feito pelo Sistema OCB. No dia seguinte, a nova diretoria fará uma visita ao Congresso Nacional, de manhã, com a presença de parlamentares. À tarde, faremos a primeira reunião desta gestão, na sede do Sistema OCB”, acrescentou.

Plano de Trabalho - A avaliação de desempenho de 2022 das equipes do Sistema Ocepar e o Plano de Trabalho de 2023 foram outros pontos tratados durante o encontro desta sexta-feira. De acordo com a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Gonçalves, as metas deste ano estão assim divididas: 136 para a Ocepar, 313 para a Sescoop/PR e 19 Fecoopar. Ela também discorreu sobre o cronograma de execução e acompanhamento das ações planejadas pelos funcionários.

FIC - Na sequência, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, fizeram uma apresentação sobre o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC). O Sistema Ocepar está aderindo ao FIC e, na ocasião, foi divulgado o calendário de implantação das ações na entidade. O lançamento oficial está previsto para ocorrer no dia 25 de maio. Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo Sescoop Nacional, desenvolvida com a participação do Sescoop/PR, cujo objetivo é estimular a busca constante do bem-estar e da qualidade de vida dos funcionários, a fim de que eles se desenvolvam como pessoas e profissionais mais felizes, propiciando meios para que possam atingir esse objetivo. O FIC será implantado pelo Sistema Ocepar em parceria com a Pluricoop – Cooperativa de Gestão e Treinamento e Espaço Sou Arte. No Paraná, o programa já foi implementado em sete cooperativas singulares do Sistema Sicoob, na Cocamar, Frísia, Lar e Capal. E está em fase de implantação na Cooperante, Unimed Curitiba, Cresol e Coopertradição.

Nova identidade - Já o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, falou sobre a nova identidade visual que está sendo adotada pela entidade. Segundo ele, seguindo orientações da diretoria executiva e do Sistema OCB, “todas as 27 organizações estaduais passaram a utilizar a mesma arquitetura da marca de forma sistêmica. A partir de hoje, a logo das três casas, Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR passarão a ser identificada com a cor azul apenas e sem a cor no logotipo em forma de esfera que tem os dois pinheiros como identificação. Foi uma opção adotada pela diretora da OCB e recomendada que todos os demais estados também seguissem este novo formato”. Milléo lembrou que a mudança será gradativa de todos os materiais de divulgação. “Importante que cada colaborador que visite as cooperativas filiadas, também façam esta observação das mudanças realizadas. Vamos informar também a todos os gestores de comunicação das cooperativas sobre essas alterações, especialmente no que diz respeito a cor a ser utilizada e das logomarcas”.

Conteúdos Relacionados