SISTEMA OCEPAR: Atividades do GT dos coordenadores do Programa de Educação Política são retomadas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na sexta-feira (03/03), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) dos coordenadores do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, após as eleições de 2022. No final do ano passado, as diretorias dos Sistemas OCB e Ocepar deliberaram, respectivamente, pela continuidade das ações, tornando o GT permanente.

Decisão - A decisão se deu a partir dos resultados obtidos no pleito de 2022, que incentivaram a participação de 2 milhões de pessoas no Programa, a partir de ações informativas sobre o processo eleitoral e o trabalho da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). O GT é formado pela equipe técnica da Ocepar e por coordenadores indicados pelas cooperativas e sistemas cooperativos, que, juntos, representam 99% do cooperativismo paranaense.

Abertura - Na abertura da reunião, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou aos participantes as diretrizes de trabalho do Sistema Ocepar, com ênfase para o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense, e o projeto 01, sobre a representação institucional, ao qual o Programa de Educação Política está vinculado. Destacou, ainda, que as ações do Programa de Educação Política, em 2022, geraram grande repercussão, representando apenas o início de ações, que vão permitir, cada vez mais, o aumento do protagonismo do cooperativismo em relação à construção de políticas públicas relevantes para o desenvolvimento do país.

Atuação em Brasília - Na sequência, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, apresentou a atual conjuntura política em âmbito federal, a partir do novo governo e da posse dos parlamentares. De acordo com ela, o governo federal ainda passa por um período de conformação das novas estruturas e de divisões de competências de cada uma das 37 pastas ministeriais. A mesma situação se verifica em relação ao Poder Legislativo, onde estão acontecendo as definições sobre lideranças e composição de comissões. Tânia afirmou que a OCB tem acompanhado todo esse processo e já está em tratativas diretas com interlocutores-chave em temas de interesse do cooperativismo, a exemplo das discussões envolvendo o plano safra deste ano. Por fim, ela destacou a importância das ações do Programa de Educação Política no cenário federal.

GT de Educação Política - Já a coordenadora de relações parlamentares da Ocepar, Daniely Andressa da Silva, e o analista de relações institucionais, Diogo Tavares, apresentaram os grandes eixos de atuação da coordenação para 2023. Para tanto, retomaram as grandes linhas de atuação do Projeto 01 do PCR200, destacando a interlocução entre OCB, Ocepar e cooperativas, as ações de representação institucional em cenário estadual, junto à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e a agenda permanente do GT, com foco em divulgar para as cooperativas as ações da Frencoop e dos agentes políticos que atuam em defesa do cooperativismo. Também discorreram sobre o desenvolvimento de ações voltadas ao aprofundamento técnico em temas relacionados à agenda institucional do cooperativismo e à educação política em período pós-eleitoral.

Conteúdos Relacionados