Sistema Paranaense de Inovação (SPI) realiza encontro no Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entidades que representam o setor agropecuário do Paraná reuniram-se na sede do Sistema Ocepar para contribuir com o Sistema Paranaense de Inovação (SPI), nessa terça-feira (17/06), em Curitiba. Com o intuito de criar um ambiente seguro e unido para inovar e obter resultados mais satisfatórios, o SPI foi criado pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (Seia), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a do Planejamento (SEPL).
O secretário da pasta, Alex Canziani, esteve presente no encontro e comentou sobre a iniciativa. “Uma das ações que nós estamos fazendo é ter verticais do SPI. Nós queremos começar a identificar áreas que são importantes para o estado para que essa vertical possa começar a trabalhar e trazer suas demandas para o SPI. Estamos começando exatamente pelo Agro, pela importância que tem, pela representatividade, pelo impacto na geração de empregos, na economia do estado. Essa reunião é exatamente para poder institucionalizar essa vertical, para que todos os ecossistemas que trabalham com Agro possam estar dentro dessa vertical, discutindo, trazendo ideias, necessidades para defender essas demandas.”
O encontro, realizado de forma presencial e online, contou com a presença do superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa, além da participação de representantes da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (Seia), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Embrapa Soja, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Ecossistema de Inovação Agropecuária Centro Ocidental (Comcam).
Definição de liderança
Uma das ações concretas da reunião foi a definição do coordenador responsável pelo grupo. O analista técnico do Sistema Ocepar, Jaffer Besen, foi eleito para função de liderança. “Entendemos como importantíssimo esse movimento, para unir e fortalecer todos os agentes de inovação espalhados no estado do Paraná, que tem como linha de atuação o ramo agropecuário. O Sistema Ocepar mostra sua importância dentro desse ecossistema não só pela nomeação da coordenação, mas por sempre estimular essas práticas, como aconteceu na Conectividade Rural. Acreditamos que essa sinergia entre todas as entidades, estruturadas nas 3 hélices da inovação (1º. entidades de representação - entidades governamentais, 2º. Universidades e 3º. Setor Produtivo), pode impulsionar o desenvolvimento das cooperativas no Estado e principalmente, reverberar em melhores possibilidades para os cooperados, grande razão de existir do cooperativismo”, pontuou.
A proposta é realizar encontros mensais para debater temas prioritários.