Sistema OCB participa da abertura do Programa Estágio-Visita na Câmara

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã dessa terça-feira (05/05), o Sistema OCB participou da abertura oficial do Programa Estágio-Visita, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa reúne estudantes universitários de diferentes regiões do país e tem como foco ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo e incentivar a participação cidadã. 

Durante a abertura, a gerente geral de negócios do Sistema OCB, Clara Maffia, destacou as iniciativas do Sistema OCB em termos de educação política e de como iniciativas como o Estágio-Visita são importantes par a formação da sua carreira profissional.  “Há alguns anos eu estava sentada aí, como vocês. Foi uma das maiores oportunidades que tive de entender o tamanho e a relevância do trabalho realizado no Congresso Nacional. Naquele momento, tive a convicção de que era esse o caminho que eu queria seguir, atuando com representação política, construindo diálogo e criando pontes”, afirmou. 

Clara também destacou a importância de aproveitar o conteúdo técnico da programação, mas especialmente as conexões construídas ao longo da experiência. “Aproveitem o conteúdo, mas também esse processo de conhecer pessoas, de construir relacionamento. Tenho certeza de que essa é uma história que vocês vão levar para o resto da vida”, completou. 

O Programa Estágio-Visita é fruto de uma parceria coordenada pela 2ª Secretaria da Câmara, representada pelo deputado Lula da Fonte (PE), em conjunto com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), o Sistema OCB, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT)

A iniciativa proporciona uma imersão no cotidiano legislativo e conecta universitários de todo o país às atividades da Câmara. Ao longo da programação, os participantes acompanham o funcionamento das comissões, vivenciam o ambiente parlamentar e ampliam a compreensão sobre o papel dos representantes eleitos. 

Educação Política no Cooperativismo

A participação do Sistema OCB no Estágio-Visita dialoga diretamente com o Programa de Educação Política do Cooperativismo Brasileiro, que busca fomentar a cultura da participação política no movimento cooperativista e fortalecer a representatividade do setor em instâncias de decisão como o Congresso Nacional, as Assembleias e as Câmaras Municipais, com o entendimento de que políticas públicas impactam diretamente na sustentabilidade dos negócios das cooperativas.  (Sistema OCB)

Conteúdos Relacionados