SINDITRIGO-PR: Worshop debate novos hábitos de consumo, tecnologias e tendências do mercado de trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná, Sinditrigo-PR, promoveu, nesta terça-feira (05/04), em Curitiba, o evento presencial Moatrigo – Do Trigo ao Tech, direcionado a executivos, colaboradores e fornecedores dos moinhos do estado e do país. O evento foi realizado juntamente com as empresas associadas e colaboradoras do Sinditrigo-PR, entre as quais as cooperativas paranaenses Agrária, Coamo, Cotriguaçu, Coopavel e Unium, com apoio da Ocepar, Fiep, Embrapa, Abitrigo, Faep, Inpar, Abimapi e Apras.

Programação - A programação foi aberta com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana. O superintendente e o gerente da Ocepar, Robson Mafioletti e Flávio Turra, respectivamente, também prestigiaram a abertura. No painel que discutiu a conjuntura do trigo, Jeferson Caus, da Cooperativa Agrária, falou em nome do cooperativismo. O debate contou ainda com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, João Carlos Veríssimo, Ivo Arnt, da Faep, e do presidente do Sinditrigo/RS, Valdomiro Cunha.

Novidades - Segundo a vice-presidente do Sinditrigo-PR, Paloma Venturelli, o workshop foi realizado com o objetivo de apresentar o que há de novo no setor, abordando novos hábitos do consumidor e tendências de mercado, incluindo mudanças importantes na legislação de produtos integrais que vão entrar em vigor brevemente, com novas rotulagens de embalagens. A pauta do Moatrigo incluiu também a análise do cenário econômico, que se tornou ainda mais desafiador para a indústria moageira após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, países que somam 30% da produção mundial de trigo. Boa parte dos temas abordados na programação do Moatrigo convergiram para a necessidade de atender as demandas de um novo perfil de consumidor que prioriza saúde e bem-estar e busca alimentos mais naturais, artesanais, mais frescos, com menos ingredientes químicos.

Paraná - Maior produtor e parque moageiro do país, o Estado do Paraná produz quase 50% do trigo brasileiro e responde por 30% da produção nacional de farinha, somando mais de 60 moinhos de trigo. Além das associadas ao Sinditrigo-PR, há no Paraná outras cooperativas que possuem moinho e processam o cereal: Coagru, Coprossel e Coopertradição.

Conteúdos Relacionados