Silas brasileiro coordena banca do café

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente de honra da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Silas Brasileiro (PMDB/MG) foi empossado ontem (23) como presidente da Bancada de Apoio ao Agronegócio Café, na Câmara do Deputados. Formada por 128 deputados e sete senadores a bancada parlamentar é a maior do Congresso Nacional. De acordo com o deputado, a meta da bancada é analisar os problemas enfrentados pelos cafeicultores e encontrar soluções para a viabilidade do negócio no país. Entre as prioridades da bancada está o aumento do consumo de café através da melhoria da qualidade; exportar café com valor agregado; tratar o endividamento crônico dos cafeicultores; e fortalecer o Ministro da Agricultura com uma bancada forte e expressiva no Congresso Nacional.

Presença do ministro Rodrigues - Durante a instalação da Bancada do Café em cerimônia coordenada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também foi empossada a nova diretoria do Conselho Nacional do Café (CNC). "Vivemos o pior momento da história do café", declarou o ministro. Ele disse que a intenção é defender os interesses dos cafeicultores brasileiros por meio de parcerias e ações conjuntas entre o parlamento, o Poder Executivo e a iniciativa privada. Rodrigues disse ainda que é preciso haver união, articulação e entendimento nos elos da cadeia produtiva. O ministro adiantou a possibilidade de um programa específico voltado para cooperativas de café e leite nos moldes do Programa de Revitalização das Dívidas de Cooperativas Agropecuárias (Recoop), que permitiria reduzir custos e aumentar o volume de produção por meio de fusões e incorporações de cooperativas.

Números - O evento realizado foi organizado com apoio da OCB, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e CNC. Contou com a presença de representantes de toda a cadeia produtiva do café e membros de entidades ligadas ao agronegócio. Na opinião do presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, é preciso dar ferramentas que proporcionem competitividade ao setor. Atualmente existem 94 cooperativas de café registradas na OCB. A cadeia produtiva do café é formada por 8,4 milhões de pessoas e a produção do país está concentrada em 12 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Rondônia, Bahia e Pernambuco.

Conteúdos Relacionados