Sicredi realiza seminário de avaliação e planejamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sicredi Paraná concluiu, na manhã desta quinta-feira, o Seminário de Rentabilidade e de Planejamento Tático, que contou com a participação de mais de 70 pessoas entre diretores e assessores da Central, gerentes regionais e assessores de negócios das cooperativas. Realizado no Hotel La Dolce Vita, em Tijucas do Sul, o seminário teve a participação do presidente da Sicredi Central PR, Seno Cláudio Lunke, do presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong e do diretor Vladimir Duarte. Começou na terça-feira pela manhã, sob a coordenação do diretor Vladimir Duarte, quando foi feita uma avaliação do desempenho das cooperativas de crédito, seguida de palestras motivacionais feitas por Edson Schneider, do Banco Cooperativo Sicredi, e de Fabricio Roier, da Sicredi São Paulo.

Entre o social e o empresarial - No começo da tarde de ontem (6), o professor Derli Schmidt proferiu oportuna palestra onde abordou o tema "Cooperativismo: social x empresarial", onde enfatizou a necessidade de organização do quando social das cooperativas como forma de mostrar a todos os seus diferenciais em relação a outras empresas. Afirmou que o cooperativismo vive um momento muito importante hoje, onde o seu crescimento tem o apoio do governo federal, especialmente do ministro Roberto Rodrigues, que está "batendo espadas com outros ministros não muito favoráveis ao cooperativismo". Associado e conhecedor do Sicredi, o conferencista lembrou que no mundo, onde há um cooperativismo forte e significativo, também há um cooperativismo de crédito bem estruturado. Champou a atenção para a necessidade das cooperativas manterem o equilíbrio entre o social e o econômico, pois "o social sai do econômico; e quem só pensa no social inviabiliza o econômico".

Planejamento estratégico - O presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong, falou aos gerentes e assessores de crédito do Sicredi sobre planejamento tático do sistema para o próximo ano, quando enfatizou a importância da organização do quadro social das cooperativas e da realização de parcerias com órgãos de classe no momento que as cooperativas começarem a atuar mais fortemente nos centros urbanos ,adequando-se à nova legislação que permite a livre admissão de associados. Schardong falou que o Sicredi vem crescendo acima de 30% ao ano em média e que a forma sistêmica como está organizado permite que essa expansão ocorra mantendo-se a qualidade dos produtos e serviços. O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, considerou o resultado do seminário muito bom por ter propiciado aos gerentes e assessores novas informações que serão utilizadas para o melhor desempenho das cooperativas de crédito.

Conteúdos Relacionados