Sicredi planeja expansão no país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Estar presente em todos os municípios gaúchos é o principal desafio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) ao completar seu centenário. Hoje, em 60 localidades do Estado (Rio Grande do Sul), o Sicredi é a única instituição financeira presente. Até 2005, a meta é aumentar em 40% os 764 pontos de atendimento em todo o país, além do desembarque nos Estados de Santa Catarina e Tocantins. O crescimento se dá por várias formas. Até junho próximo, deverá funcionar a primeira cooperativa de crédito formada por industriais paulistas, em parceria do Sicredi com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O projeto é de iniciativa da entidade empresarial, que procurou o Sicredi.

Projeto - Nos projetos de expansão para o próximo triênio, está incluída a criação de 700 novos postos de trabalho. Isso permitiria ampliar o atendimento dos atuais 565 mil associados para 768 mil até 2005. As mudanças indicadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva também dão alento às perspectivas de expansão, disse ontem o presidente do Sicredi, Alcenor Pagnussatt.

Inadimplência - Segundo Pagnussatt, o sistema de crédito cooperativo já está adequado à linha esboçada pelo futuro governo. Recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o sistema poderiam ajudar. A implantação de um ponto de atendimento do Sicredi em uma nova localidade exige envolvimento da comunidade, o que também é importante na avaliação de risco na concessão de crédito. A estratégia colabora na redução da inadimplência, por volta de 6% no sistema. O Sistema Sicredi está sendo discutido no Seminário 100 Anos de Cooperativismo de Crédito na América Latina, que está acontecendo em Porto Alegre (RS). (Fonte: Zero Hora)

Conteúdos Relacionados