Sicredi opera também em Palmeira
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de um grande número de autoridades e associados, foi inaugurada no começo da noite desta quinta-feira (11) a unidade de atendimento de Palmeira da Sicredi Sudeste. O presidente da cooperativa, Luiz Roberto Baggio, também vice-presidente da OCB e diretor da Ocepar, recepcionou as várias autoridades que prestigiaram a solenidade de inauguração, entre as quais o prefeito Mussolini Mansani, o presidente da cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzki, o diretor secretário da Cooperativa Bom Jesus da Lapa, José Rubens dos Santos, representantes da Sicredi Central Paraná, vereadores e dirigentes do comércio e indústria do município.
Apoio aos agricultores - O prefeito Mussolini Mansani elogiou, em seu pronunciamento, a atuação do Sicredi em favor dos agricultores, especialmente os pequenos, que com os financiamentos que poderão obter na cooperativa poderão também se desenvolver. Mansani disse que a presença da Sicredi em Palmeira concretiza um dos seus objetivos como prefeito, que após assumir foi até a Lapa solicitar ao presidente da cooperativa, Luiz Roberto Baggio, a instalação de uma unidade de atendimento em Palmeira. Após afirmar que atendendo os agricultores, "especialmente os pequenos, com crédito, paras quer se tornem médios e grandes", o prefeito enalteceu a atuação da Cooperativa Mista Bom Jesus em favor do desenvolvimento da agricultor e sua parceria com a própria Sicredi.
Servir aos interesses da comunidade - O diferencial entre as cooperativas de crédito e os bancos foi o destaque do discurso do presidente da Sicredi Sudeste, Luiz Roberto Baggio, durante a solenidade de inauguração da unidade de atendimento de Palmeira. Depois de chamar o prefeito Mussolini Mansano ao seu lado e nomear as autoridades presentes, Baggio foi didático ao mostrar à comunidade de Palmeira a forma de atuação do Sicredi: "Somos um sistema de crédito cooperativo, copiado de outros países desenvolvidos onde funciona e evoluiu. Viemos aqui para servir aos interesses da comunidade. Nosso diferencial é sermos uma sociedade de pessoas, que são o patrimônio do Sicredi. Ninguém está aqui brincando de banco", frisou para, em seguida, explicar que as cooperativas de crédito, por serem uma idéia nova, estão sendo acompanhadas muito de perto pelas autoridades monetárias.
Fator de equilíbrio - O presidente da Sicredi Sudeste, também vice-presidente da OCB, salientou que o Sicredi vem atuando na defesa de todos os interesses da agricultura, onde está hoje seu principal público, pois isso faz parte da missão do sistema, que é defender as aspirações de seus associados e das comunidades onde está inserido. Disse ainda que o Sicredi, que vem crescendo numa média de 40% ao ano nos últimos anos, funciona como balizador dos custos praticados no mercado financeiro. Convidou a comunidade presente a inauguração a visitar, a partir de hoje, as instalações da unidade de atendimento em Palmeira, e conhecer os mais de cem produtos e serviços à disposição de quem adere à cooperativa.
O primeiro associado
- Finalizou contando que as cooperativas de crédito ressurgiram nos anos
80, depois que o governo se mostrou incapaz de disponibilizar os recursos necessários
ao financiamento rural. "Nos anos 70 produzíamos entre 40 e 45 milhões
de toneladas de grãos e tínhamos cerca de 30 bilhões de
dólares para o financiamento. Hoje produzimos mais de 100 milhões
de toneladas, mas temos apenas 10 bilhões de dólares em recursos
para financiamento", concluiu. Em seguida, Baggio entregou ao prefeito
Mussolini Mansani, o primeiro associado da cooperativa na cidade de Palmeira,
o talão de cheque com o qual poderá movimentar seus recursos.
A unidade, que começou a operar neste dia 12, localiza-se no centro da
cidade de Palmeira e está conectada on-line com outras 818 unidades dos
estados do PR, SC, RS, MT, MS e SP.