Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

SICREDI NÃO PERDEU COM A CRISE DOS FUNDOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As cooperativas de crédito do sistema Sicredi estão comemorando o fato dos fundos de investimentos Sicredi terem passado incólumes pela alteração das normas dos fundos determinada pelo Banco Central, através da Instrução Normativa 365. Essa instrução, que determinou que os fundos de investimentos registrassem seus ativos pelo valor de mercado a partir de 31 de maio, resultou em perdas de até 2% na grande maioria dos papéis e operações de longo prazo. Os fundos administrados pelo Sicredi (Fif Invest, Fif Invest Plus e Fapi) não sofreram nenhuma desvalorização porque eles já estavam enquadrados no novo critério estabelecido pelo Banco Central, onde o valor contábil dos ativos equivalia ao preço real dos papéis.

Segurança - O presidente da Sicredi Central (Cooperativa Central de Crédito do Paraná), Seno Cláudio Lunkes, afirmou que essa situação mostra a seriedade e segurança com a qual o sistema de crédito cooperativo vem administrando os recursos dos seus mais de 503 mil associados atendidos através de 760 agências Sicredi nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Paraná o sistema tem 29 cooperativas Sicredi com 201 postos de atendimento e 82 mil associados. O sistema Sicredi é controlador do Bansicredi, o primeiro banco cooperativo surgido no Brasil, e que dá suporte ao funcionamento das cooperativas de crédito.

Crescimento - No ano de 2001 o sistema apresentou um crescimento expressivo no Paraná, chegando a 64% nas operações de crédito; 69% nos depósito à vista e 97% nos depósitos à prazo. Captou R$ 345,4 milhões em recursos e fechou o ano com ativos de R$ 429,2 milhões. O presidente do Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, afirma o sistema continuará tendo um crescimento expressivo neste ano, estimado em 75%, e que esta expansão está ocorrendo com responsabilidade e segurança, visando a salvaguarda do Sicredi e dos seus integrantes. Recentemente o governador Jaime Lerner aprovou a Lei 13.527/02, de autoria do deputado Durval Amaral, com emenda de Caíto Quintana permitindo que as prefeituras de municípios onde não há agências oficiais façam movimentação financeira no Sicredi. Essa Lei estimulará a instalação de postos Sicredi em municípios hoje desprovidos de agências bancárias.

Conteúdos Relacionados