Sicredi mostra aos associados vantagens do cooperativismo

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Durante reunião realizada ontem em Guarapuava entre a Gerência de Comunicação Social do Sicredi e dirigentes e técnicos de cooperativas de crédito do Paraná, foram definidas as linhas para implantação do manual de comunicação do sistema entre os mais de 830 mil associados nos seis estados. Participaram da reunião o gerente de Comunicação Social do Banco Cooperativo Sicredi, Carlos Saldanha, o presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, o diretor Vladimir Duarte, os presidentes das cooperativas Sicredi Terceiro Planalto, Elton Lang e Sicredi Oeste, Ari Kliemann, além de assessores, conselheiros, gerentes e técnicos da central, do banco e das cooperativas Sicredi Centro Sul (Prudentópolis), São Cristóvão (Mariópolis), Costa Oeste(Marechal Cândido Ronbdon) Maringá, Terra Forte (Mandaguari) e Oeste(Toledo)..

A importância em “ser cooperativa” – A reunião realizada ontem em Guarapuava teve por objetivo discutir aspectos relacionados com a fase 2 da implantação do manual de comunicação do Sicredi, que visa conscientizar os associados do sistema sobre a importância e o diferencial do sistema cooperativo de crédito, cujo posicionamento estratégico é “ser cooperativa”. O presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, considera muito importante que os associados das cooperativas de crédito compreendam o funcionamento de suas instituições, não apenas usufruindo dos seus benefícios, mas apoiando e dando sua contribuição para que sejam, efetivamente, instrumentos de desenvolvimento das comunidades.

Os diferenciais do sistema – Embora as cooperativas de crédito rural tenham ressurgido, no Paraná, nos anos 80, só em meados da década passada o atual sistema se consolidou após o governo autorizar o funcionamento do primeiro banco cooperativo. A rápida expansão ocorrida no sistema cooperativo nos últimos anos trouxe aos dirigentes a preocupação de que os associados vissem as cooperativas apenas como simples instituições financeiras. Pesquisa realizada pelo Sicredi recentemente mostrou que 80,7% dos associados estão no sistema há menos de 5 anos e que a grande maioria ainda confunde as cooperativas com o sistema bancário. Os diferenciais do sistema de crédito cooperativo quando comparado ao sistema bancário também são pouco conhecidos pelos associados.

Conhecimento e participação – Vários depoimentos feitos durante a reunião demonstraram a importância do conhecimento, pelos associados, do que é, como funciona e quais são as vantagens das cooperativas de crédito. O presidente da Sicredi Oeste, Ari Kliemann, citou que após as reuniões de organização do quadro social realizadas com os associados aumentou muito a freqüência ao eventos promovidos, onde são esclarecidas dúvidas sobre a cooperativa. Esse conhecimento da cooperativa e do cooperativismo promove, além do aumento da participação dos associados na sua cooperativa, maior divulgação dos produtos e serviços à sua disposição, bem como o crescimento no número de associados.

Diferenciais, direitos e deveres – Os dirigentes, gerentes e assessores reunidos ontem aprovaram o programa de implantação da segunda fase do manual de comunicação do Sicredi, agora entre conselheiros, coordenadores de núcleos organizados de associados e associados em geral. Também definiram os itens mais importantes para cada público. Mostraram que para funcionarem adequadamente, como verdadeiras cooperativas de crédito, baseadas em princípios e valores universais, os associados, conselheiros e coordenadores de núcleos precisam receber treinamento para compreenderem os negócios, o posicionamento estratégico que é “ser cooperativa”, diferenciais competitivos, direitos, deveres, entre outros. É consenso entre os dirigentes do Sicredi de que os associados valorizam melhor suas cooperativas de crédito ao conhecerem melhor o sistema cooperativista.

Manual de Comunicação – O Sicredi implantou, neste ano, o manual de comunicação entre os colaboradores e dirigentes através de dezenas de treinamentos que alcançaram 1.721 participantes. O objetivo foi alinhar as informações sobre o sistema de forma que todos passem a falar a mesma linguagem, evitando-se o uso de nomes e expressões que não condizem com o sistema cooperativista. As palavras banco, agência, sistema bancário e empregados, entre outras, estão abolidas no sistema, passando-se a valorizar as palavras cooperativa, associados e unidades de atendimento. Agora, na segunda fase, o manual será implantado entre conselheiros, coordenadores de núcleos e associados. No entanto, o conteúdo do manual será adequado a cada um dos públicos, tendo como objetivo a melhor compreensão e vivência do cooperativismo. Afinal, as conquistas e diferenciais que beneficiam os associados foram alcançadas pelo fato de serem cooperativas, um alternativa ao sistema financeiro tradicional.

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