Sicredi encerra programa de aprendizagem de dirigentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em solenidade realizada na noite de ontem no hotel Bristol Brasil 500 Anos, em Curitiba, foram entregues os certificados de conclusão do Programa de Aprendizagem Organizacional dos dirigente das cooperativas Sicredi do Paraná, realizado nos dois últimos anos. Além do presidente da Sicredi Central Paraná, outros 25 dirigentes do Sicredi participaram do programa de formação de dirigentes, que discutiu temas como competências do executivo, revisão estratégica, microeconomia aplicada, macroeconomia e outros relacionados com as organizações e o comportamento pessoal. O programa foi desenvolvido em oito módulos de dois dias cada, na FAE Business School, onde professores de renome foram os instrutores. O sistema Ocepar apoiou a realização do programa de formação dos dirigentes.
Aprendizagem e integração – Seno Cláudio Lunkes, que também freqüentou todas as aulas e acompanhou o grupo em viagem de conhecimento e seminários internacionais, afirmou que o curso de formação foi muito proveitoso. “Em dois anos conseguiu-se nivelar o conhecimento do grupo, o que terá reflexo no melhor desempenho de suas funções como dirigentes, na administração de suas cooperativas”. O grupo volta, agora, Às bases, “mais unido, integrado e com conhecimentos que serão aplicados em suas cooperativas”, frisou Lunkes. O aperfeiçoamento dos dirigentes do Sicredi é essencial, afirmou, não apenas para melhor administrarem, mas para atuarem de forma integrada em cima de objetivos comuns, característica do Sicredi. “Com dirigentes mais participativos e mais preparados, fica mais fácil nossa missão no sistema”, comentou Lunkes.
Novos estímulos – O vice-presidente da Sicredi Central e presidente da Sicredi Cataratas do Iguaçu, Manfred Dasembrock, afirmou que o treinamento gerou novos estímulos para o crescimento individual e coletivo dos dirigentes, proporcionando uma visão mais ampla do ambiente cooperativo. Por sua vez, o vice-presidente da Sicredi Centro Sul, Walter Mehl, afirma que o programa lhe proporcionou não apenas novos conhecimentos e visão, que serão úteis na cooperativa, “mas tem utilidade prática também para o meu lado pessoal e familiar, para o cotidiano da vida”. Ari Kliemann, há 3 anos presidente da Sicredi Oeste, de Toledo, o treinamento veio em boa hora, “para nivelar os conhecimentos”, e com certeza terá reflexos positivos nas bases.
A experiência que conta – O presidente da Sicredi Terceiro Planalto, Elton Lange, é um dos mais novos presidentes do Sicredi no Paraná e considerou o programa de formação de grande utilidade para sua atuação à frente da cooperativa. “Quem não participou perdeu muito”, pois o aprendizado recebido será útil. Lange disse que as pessoas têm que aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas. Ele mesmo é presidente hoje porque começou a participar da vida da cooperativa como conselheiro fiscal, depois conselheiro de administração e vice-presidente. “Com o curso eu conheci melhor o Sicredi, o seu tamanho, importância, a profissionalização e o conceito que tem no Brasil”, frisou. Claudinei Angelin, presidente da Sicredi Paranapanema (Cambará), além dos novos conhecimentos que adquiriu em aula, considera muito importante a troca de experiências havida no grupo. “A gente se fortalece, adquire mais confiança”.