Sicoob comemora Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito será comemorado na quinta-feira, 21, buscando despertar na população a importância da solidariedade, do respeito mútuo e do amor ao próximo. Esse é o desejo do Sicoob Credioeste, a cooperativa de crédito que está ajudando o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu.
Organizada pelo Conselho Mundial das Uniões de Crédito e pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, a campanha deste ano tem como tema “Sonhe... Participe... Realize”. O selo alusivo à comemoração destaca oito princípios do cooperativismo: responsabilidade social, compromisso de servir, educação do associado, controlada democraticamente, cooperado é dono, sem finalidade lucrativa, um sócio, um voto e maior rentabilidade. Em outras palavras, o cooperativismo de crédito busca, através da ajuda mútua, ma melhor administração financeira dos cooperados, possibilitando maior economia pela cobrança de taxas de juros, serviços e tarifas menores que o mercado, rentabilizando melhor o capital nas aplicações, atendimento diferenciado e distribuição dos resultados.
O diretor-presidente do Sicoob Credioeste, Paulo Pulcinelli Filho (foto), enfatiza que as moedas do cooperativismo de crédito são a solidariedade, a ética, a honestidade, a competência, a transparência e todas as virtudes fundamentais para a perfeita gestão empresarial participativa e competitiva.“Sem elas não há o que falar sobre saudável concorrência, integração, crescimento humano ou responsabilidade. Convidamos a todos iguaçuenses para fazerem o mesmo, na crença de que a união faz a força, porque esta é a nossa casa”, diz o diretor-presidente do Sicoob Credioeste. Pulcinelli aproveita a ocasião para lembrar uma frase dita recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Escolhemos o caminho do crédito cooperativo e do microcrédito para romper a muralha financeira que transformava milhões de brasileiros em seres invisíveis, sem lugar no presente e sem acesso ao futuro”, afirmou Lula em junho de 2003.
Origem – Desde a antiguidade, existiram várias formas de cooperação entre os homens. Entretanto o atual modelo de cooperativismo tem origem na cidade inglesa de Rochdale, quando 28 tecelões fundaram uma cooperativa de consumo, em 1844. Após quatro anos, em 1848, Friedrich Wilhelm Raiffeisen fundava na Alemanha a primeira cooperativa de crédito. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de estabelecer uma data anual específica para chamar a atenção ao impacto destas organizações financeiras nas vidas dos milhões de pessoas. O primeiro dia da união de crédito foi 17 de janeiro de 1927, mas após um período experimental breve a prática do dia da união de crédito cessou.
A segunda data foi
definida em 1948 pela Associação Nacional da União de Crédito
dos Estados Unidos, que estipulou a terceira quinta-feira de outubro como o
dia do cooperativismo de crédito. Hoje, a efeméride é festejada
por quase 40 mil uniões de crédito em 93 países, levando
mais de 123 milhões de pessoas a compartilhar da experiência da
união de crédito.Atualmente, existem no Brasil em torno de 1,5
mil cooperativas de crédito, responsáveis por 2,14% das concessões
de crédito no País. Maior sistema cooperativo de crédito
brasileiro, o Sicoob está presente em 20 estados, 763 cooperativas singulares,
1,5 mil pontos de atendimento cooperativo e mais de um milhão de associados.