Cooperados estão entre os vencedores do Prêmio Orgulho da Terra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Produtores rurais de 17 categorias e de todas as regiões do Paraná foram homenageados na cerimônia de entrega do 5º Prêmio Orgulho da Terra, que aconteceu na noite dessa terça-feira (11/11), na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Curitiba. Entre eles, estão três produtores de cooperativas ligadas ao Sistema Ocepar.

A iniciativa é uma parceria entre o Grupo RIC, o Sistema Ocepar e o IDR-Paraná, com o objetivo de premiar boas práticas sustentáveis adotadas nas propriedades, com base nos pilares social, ambiental e econômico. Os premiados foram escolhidos a partir de um processo de indicação e avaliação que movimentou técnicos extensionistas, pesquisadores de instituições públicas e associativistas ligadas ao agronegócio do Paraná. Também foram premiados os técnicos que acompanharam os produtores.

Na categoria Aves, o vencedor foi Neimar Antonello, cooperado da Coasul, acompanhado pelo técnico Ivandro Api. Em uma área que antes era dedicada à produção de grãos, a família encontrou na criação de aves uma chance de crescer. Com planejamento e conhecimento técnico, foram construídos aviários modernos e automatizados, com energia solar e manejo eficiente. A integração com a lavoura aproveita os dejetos como adubo, reduz custos e melhora a produção.

Já a cooperada da C.Vale Marlene Benincá, acompanhada pelo técnico Alencar Augusto, foi a vencedora na categoria Suínos. Com gestão organizada, o trabalho é feito com práticas ambientais cuidadosas, como compostagem, biofertilizantes e energia solar. Três gerações participam da rotina, fortalecendo a sucessão.

O cooperado da C.Vale Pedro Lessa, acompanhado pelo técnico Lucas Siqueira Manrique Pinheiro, foi o vencedor na categoria Piscicultura. A família começou com alguns açudes e hoje tem uma área ampla e bem estruturada para criação de tilápias. Com tecnologia para monitorar a água, aeradores automatizados e energia solar, a produção é eficiente e sustentável, feita em parceria com a cooperativa e a gestão familiar. O arraçoamento por precisão reduz desperdícios e melhora a qualidade dos viveiros.

O superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, compareceu à cerimônia para prestigiar cooperados premiados nesta edição. Ele destacou a credibilidade do Gupo RIC para ajudar na divulgação do trabalho no campo. “O Prêmio é fundamental para que os produtores façam as suas práticas agrícolas sustentáveis e, com isso, consigam obter mais renda e mais qualidade de vida. Então, participar de prêmios que valorizem o cooperado, o produtor rural, o empreendedor para nós é importante e vamos estar sempre juntos”.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, acredita que além de destacar as boas práticas no agronegócio, o prêmio valoriza o setor produtivo. “O prêmio destaca a importância do setor para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil e as cooperativas têm uma participação muito expressiva na produção agropecuária paranaense. Elas são responsáveis por cerca de 64% da produção de grãos e 45% da produção de carnes e leite no Estado. O trabalho das cooperativas e dos produtores rurais merece ser reconhecido e o Prêmio Orgulho da Terra é uma forma de enaltecer e divulgar a relevância do campo para toda a sociedade”. A Ocepar participa do Prêmio Orgulho da Terra desde a sua primeira edição.

Visibilidade

Dar visibilidade à riqueza da produção paranaense é justamente um dos principais objetivos do Prêmio Orgulho da Terra. “Esse prêmio dá luz a essas várias práticas idealizadas por esses pequenos agricultores que não têm oportunidade de mostrar o que fazem e o que produzem. E esse tipo de prática impacta a cadeia produtiva do agronegócio. Então, nós temos muita satisfação de poder ver essas pessoas virem aqui serem homenageadas”, afirmou Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC.

Valorização

Para Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, o prêmio valoriza sobretudo o trabalho do produtor rural, das instituições, como as cooperativas e o extensionista que orienta os agricultores. “Esse prêmio é o reconhecimento dos bons agricultores do estado do Paraná, das boas práticas agrícolas e mostra, para a sociedade, o que é de fato a agricultura paranaense, feita basicamente por pequenos agricultores e que virou uma potência no Brasil”, afirmou Souza.

Natalino destacou que a ligação da extensão rural do Paraná com o movimento cooperativista é histórica. “Sempre foi uma relação umbilical. Basta ver que, até hoje, vários dos dirigentes das cooperativas eram funcionários da Acarpa, da Emater, a própria Ocepar é dirigida hoje por um ex-extensionista. O Prêmio retrata isso, é bom estar junto com o movimento”, disse.

Vencedores do Prêmio Orgulho da Terra 2025:

Produtores ligados ao Sistema Ocepar

Aves – Neimar Antonello / Técnico Responsável: Ivandro Api

Suínos – Marlene Benincá / Técnico Responsável: Alencar Augusto

Piscicultura – Pedro Lessa / Técnico Responsável:  Lucas Siqueira Manrique Pinheiro

Assistidos pelos profissionais do IDR-Paraná

Agroindústria – Larissa Caroline / Técnico Responsável: Flávia Leão Almeida Silva

Café – Eurípes Geraldo Colombo / Técnico Responsável: Roberto Natal Dal Molin

Erva Mate – José Paulo dos Santos Pires / Técnico Responsável: Vivian Rank Kerninski

Feijão -  Ademílson Pegorini / Técnico Responsável: Lari Maroli

Hortifruti – Eduardo Massaki Fujiharo / Técnico Responsável: Antônio de Pádua Andrade Salvado

Bovinocultura de Leite – Alan Pinheiro da Cruz / Técnico Responsável: Rosilene Buss Gonçalves

Inclusão Social – Floripa dos Santos / Técnico Responsável: Josaine Bárbara Faé

Mulheres no Agro – Roseli Pereira de Campos / Técnico Responsável: Felipe Alvares Spagnuolo

Bovinocultura  de Corte – Elias Fernando Vizzoto / Técnico Responsável: José Clóvis Torsani

Agricultura Orgânica – Celso Norio Tokunaga / Técnico Responsável: Rodrigo Alexandre Patel da Fonseca

Sericicultura – Sirlei Messias Usiak / Técnico Responsável: Anderson Wasilewski

Sucessão Familiar – Jandira Poncio Bueno Jacomite Técnico Responsável: Jussara Ines Dresch

Tecnologia – João Carlos dos Santos / Técnico Responsável: Rodrigo Nunes de Oliveira

Turismo Rural – Rosa Maria Wojcik Baedeski / Técnico Responsável: Renata Lessa Miranda

FOTOS: Gisele Barão / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados