SHOW RURAL: Laboratório do Ipem-PR destaca os avanços no controle de umidade de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A umidade dos grãos é um aspecto importante na qualidade da colheita, pois influencia o peso e, por isso, o preço de mercado do produto. Grãos muito úmidos podem gerar perdas por deterioração, enquanto grãos muito secos podem perder valor nutritivo e comercial. Essa é a mensagem que o Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), regional de Cascavel, quer passar aos produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos entre outros visitantes do Show Rural Coopavel, que prossegue até sexta-feira na cidade.
Estande - O estande do Ipem está fazendo demonstrações e expondo equipamentos de controle de umidade, entre eles dois da marca Motomco – ESI e FBI – que são os carros chefes da empresa Loc Solution, detentora da marca Motomco no Brasil. A padronização técnica dos equipamentos usados para medir o teor de umidade dos grãos eliminou os conflitos antigos que ocorriam entre compradores e vendedores de grãos nessa etapa do processo produtivo.
Portaria - Em agosto de 2013, o Inmetro publicou a Portaria nº 402 que aprovou o Regulamento Técnico Metrológico (RTM), o qual definiu especificações para medidores de umidade de grãos utilizados em transações comerciais. De lá para cá, muita coisa mudou. O supervisor do Laboratório do Ipem de Cascavel, engenheiro agrônomo, Celso Antonio Claser, afirma que após a publicação da portaria, a cadeia produtiva passou a se profissionalizar, buscando novas tecnologias e se aprimorando ao máximo para obter a melhor transação comercial. “Isso foi importante para trazer transparências às medições, tanto para o produtor quanto para os compradores”, afirma Claser.
Avanços - Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Loc Solution/Motomco, Fernanda Rodrigues da Silva, não há dúvidas de que a portaria trouxe avanços para a agricultura brasileira. “O fato de os modelos serem aprovados e verificados por órgãos como o IPEM/Inmetro faz toda a diferença e traz muita confiança aos envolvidos neste processo”, destaca ela.
Inmetro - Conforme Celso Claser, todos os medidores de umidade de grãos fabricados ou importados, utilizados em transações comerciais, devem ser de modelo aprovado pelo Inmetro e ser, obrigatoriamente, verificados por um órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, como o Ipem. “A importância de termos a transparência na comercialização de grãos é o que nos motiva a estar no Show Rural”, afirma Claser, lembrando que o Laboratório de Cascavel foi o primeiro do Inmetro no Brasil e serve de referência na implantação de outros laboratórios nos Ipems de outros estados.
Equilíbrio - Segundo Claser, no início, houve resistência e muitos armazenistas eram contra, mas com o tempo foram percebendo a importância da regulamentação do mercado e o equilíbrio que esse trabalho de controle de umidade traz ao mercado de grãos. “Consideramos esta atividade como um ganho a ganho. Não é nosso objetivo punir, mas ajudar a trazer este equilíbrio ao mercado”, enfatiza o supervisor do laboratório.
Valor comercial- O engenheiro agrônomo da Loc Solution/Motomco, Roney Smolareck, observa que os medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, trigo, milho, cevada, canola, aveia e feijão. “Os grãos são comercializados em unidades de peso, portanto, a quantidade de água presente no grão pode afetar seu peso e, consequentemente, seu valor comercial. Em um rápido exemplo podemos dimensionar os prejuízos. Um erro de 1% em 100 mil toneladas de grãos resulta em 1 mil toneladas de perda ou ganho”, compara Smolareck.
Comércio justo- O diretor presidente do Ipem/Paraná, César Mello, visitou o Show Rural e acompanhou as demonstrações de controle de umidade no estande do Laboratório do Ipem. Ele destacou que o uso correto no controle de umidade dos grãos assegura o comércio justo e a concorrência leal, protegendo o produtor e o cerealista que respeita a legislação metrológica e se preocupa com a qualidade dos seus produtos.
Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa com sede em Curitiba (PR), detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais informações motomco.com.br