SHOW RURAL: Ásia, oásis de oportunidades para as cooperativas do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Ásia é um oásis de oportunidades do Brasil e a participação das cooperativas do Brasil e principalmente paranaenses, é fundamental para promover e estimular o avanço nas exportações. Na manhã desta quarta-feira, a Casa Paraná Cooperativo, do Sistema Ocepar, no Show Rural Coopavel, sediou o Fórum do Agronegócio Brasil/Ásia, com uma palestra proferida pelo engenheiro agrônomo Marcos Jank, coordenador do Centro de Agronegócio Global do Instituto de Estudo e Pesquisa Insper.
China - Mesmo com subsídio do governo e com 40% de sua população morando no campo, a China ainda é dependente de muitos produtos do agro. E é isso que abre caminhos para as exportações brasileiras. Atualmente, as maiores carências de produtos são de milho, algodão, açúcar, carne bovina e soja. “Temos espaço para aumentar as nossas exportações para o mercado chinês”, destaca Jank, acrescentando que somente em relação aos grãos, os chineses consomem por ano 800 milhões de toneladas.
Irrigação - Diante dessa necessidade de exportação para suprir a carência alimentar do seu povo, os chineses já acenam com a possibilidade de construir canais para irrigar as suas lavouras e com isso, aumentar a área produtiva. Essa preocupação dos chineses em contar com estoques satisfatórios de alimentos tem uma explicação. Eles não querem viver novamente os episódios da década de 1960, quando 36 milhões de pessoas morreram de fome. Hoje, a China conta com 500 milhões de idosos, ao contrário da Índia, outra potência mundial, mas que, na escala de faixa etária de habitantes, tem uma população mais jovem.
Deflação - A China também apresenta uma retração econômica, evoluindo apenas entre 4% e 5% ao ano. “Estão entrando em um processo de deflação”, aponta Jank. Outro desafio é fazer com que o consumo per capita chinês suba próximo dos patamares brasileiros. Enquanto no Brasil, a média de consumo per capita de carne bovina é de 25 quilos ao ano, na China, não passa de 4 quilos.
Presenças - O Fórum do Agronegócio Brasil/Ásia contou com as presenças do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; do presidente da Cooperativa Agroindusrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues; do presidente da Frimesa, Elias Zidek; do coordenador do ramo Agro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), João Prieto e do superintendente da Ocepar, engenheiro agrônomo Robson Mafioletti. (Assessoria de Imprensa Ocepar)