Severino Cavalcanti se compromete em pautar a MP do Código Florestal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes do setor produtivo do Estado participaram nesta segunda-feira (21) de um encontro com o presidente da Câmara Federal, deputado Severino Cavalcanti (PP), realizado na Assembléia Legislativa do Paraná. Entre outros compromissos, o parlamentar se comprometeu em colocar em pauta a Medida Provisória 2166/01, que promove alterações no Código Florestal. O Projeto de Lei de Conversão aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Severino também lembrou que muitos parlamentares, também da bancada do Paraná, tem ido ao seu gabinete para debater o novo Código Florestal. E, nesse sentido, “ao chegar em Brasília irei procurar as comissões e saber onde se encontra a discussão do novo Código Florestal, colocá-lo na pauta do dia e fazer o que o Paraná quer, a sua aprovação.”
Manifestos - Na ocasião, o setor empresarial ainda entregou três manifestos solicitando o apoio do parlamentar na apreciação de matérias relacionadas às questões tributárias, sindicais e de infra-estrutura. A principal reivindicação diz respeito à Medida Provisória 232, que segundo o presidente da Fecomércio, Darci Piana, “é uma ganância do governo federal que afeta o setor produtivo e a sociedade de um modo geral”. Em nome da Fecomércio e de entidades como a Ocepar, Faep, Fiep e Fetranspar o dirigente reiterou mais uma vez a posição contrária da classe produtora do Paraná em relação à MP 232 e fez um relato afirmando que o “governo está empurrando empresas e empregos para a informalidade”.
Empenho - O deputado Severino Cavalcanti recebeu os manifestos e resumiu sua posição dizendo que “é difícil sintetizar essa manifestação, daqueles que fazem a riqueza do Paraná. Aqueles que fazem a produção sabem o risco que estão correndo com a gula do governo federal”. Depois dessa avaliação, o parlamentar explicou que em relação à MP 232 o interessante é um consenso, mas desde que haja uma alternativa que contemple a demanda do setor produtivo. “E se o governo insistir, vou convocar os 300 deputados que votaram em mim para presidente da Câmara para derrotar a 232.” Com relação à infra-estrutura, o deputado disse que “não é possível que o governo federal fique indiferente quanto a este problema em um Estado que dá produção e gera divisas ao País, como o Paraná”. O deputado se comprometeu em lutar para que as reivindicações apresentadas tornem-se realidade.
Ocepar - Na avaliação do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o encontro foi importante, uma vez que o deputado Severino Cavalcanti demonstrou sensibilidade e comprometimento com as propostas e reivindicações apresentadas. Um dos encaminhamentos mais importantes, avalia Koslovski, é a possibilidade real de se avançar na discussão sobre o novo Código Florestal, estabelecendo um marco regulatório e definitivo sobre um problema que está afetando os produtores brasileiros.