Seminário de tendências reúne lideranças em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 220 lideranças do cooperativismo brasileiro estão reunidas no Parlamento Mundial, em Brasília, participando do Seminário de Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, promovido pela OCB e pelo Sescoop. O evento foi aberto na parte da manhã desta quinta-feira (28) pelo presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, que afirmou que o principal objetivo deste evento que prossegue até a manhã do próximo sábado é fortalecer o papel das organizações na sociedade moderna. “Na busca de um novo modelo de gestão, as experiências atuais têm demonstrado que é necessária uma reflexão inicial para que a cooperativa se posicione em relação à sua missão, ao seu negócio, aos seus objetivos e metas. As ações, nesse cenário, englobam a necessidade de acelerar o processo de profissionalização e encampam a tendência de que não bastam contratar executivos externos, mas sim ter atitudes profissionais”, destacou. Para Freitas, “o amadorismo e a improvisação não têm mais espaço na administração de nossas cooperativas. É necessário direcionar esforços para a gestão da qualidade, para a implementação de sistemas de informação gerencial e para a mudança do padrão cultural ainda muito arraigado nas cooperativas”, frisou.

Agenda - Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski que também participa do seminário, esta é uma ótima oportunidade para que as lideranças possam ouvir os mais renomados especialistas mundiais em cooperativismo. “O momento é muito oportuno para que debatamos as tendências do cooperativismo. Que as lideranças saiam deste evento com uma agenda formatada para os próximos anos e que assim possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Brasil e do cooperativismo como um todo”, lembrou.

Fome Zero - O secretário de apoio rural e secretário interino de política agrícola, Rinaldo Junqueira de Barros, representou o ministro Pratini de Moraes, que devido a assinatura do convênio de rastreabilidade não pode participar da abertura do evento. Como convidado especial para a solenidade de abertura, o coordenador do Programa Fome Zero e membro da equipe da futura equipe de governo do presidente eleito, José Graziano afirmou que Lula tem um profundo interesse em ajudar no desenvolvimento do cooperativismo. “O futuro governo pretende ter o cooperativismo como um aliado importante para enfrentar diversas questões urgentes. Entre elas o combate às desigualdades sociais, distribuição de renda e no combate a fome. Creio que as cooperativas já estão ajudando muito neste sentido e podem ajudar ainda mais. Gerando divisas, exportando, produzindo mais alimentos, afinal nosso país tem um mercado em potencial, mas o baixo poder aquisitivo é um entrave que precisamos derrubar. Estou convencido de que o cooperativismo é o caminho certo para atingirmos a civilidade da cooperação”, afirmou Graziano. Ele ainda foi enfático ao afirmar que não existe modernidade com fome e que é necessário o empenho de todos os setores da sociedade neste objetivo.

Tecsat - Este evento que está sendo transmitido ao vivo pelo sistema Tecsat canal 81 e pelo canal da AgroSat para todas as Organizações Estaduais. Na Ocepar foi instalado um equipamento no auditório que possibilita a recepção deste seminário.

Conteúdos Relacionados