Seminário de solos e água nesta terça-feira, em Assis Chateaubriand

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Será realizado amanhã (9/08), em Assis Chateaubriand, o primeiro de 12 seminários sobre “Conservação de Solos e Água no Paraná” promovido pela Secretaria da Agricultura do Paraná. O evento será o primeiro da série de 12 seminários, que vão acontecer em várias as regiões do Paraná. Espera-se mais de 350 pessoas para esse primeiro seminário, entre produtores rurais, profissionais e lideranças. Para o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, a iniciativa traduz a importância com que o Governo do Estado trata as questões relacionadas à conservação dos recursos, como solos e água. “Apesar do Paraná ser o pioneiro em várias ações que visam a exploração racional e equilibrada desses recursos, precisamos estar atentos para, em nome da produtividade e do desenvolvimento agrícola, não ignorarmos a necessidade de tratar o meio ambiente adequadamente”, disse.

Curvas de nível – O engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário do núcleo regional da Secretaria da Agricultura, em Toledo, Roberto Siqueira Filho, afirmou que a região Oeste do Estado destaca-se na conservação de solos. Mas, com as inovações tecnológicas, muitos agricultores não se esforçaram para manter as curvas de nível, necessárias à prevenção das erosões. “As erosões, que tinham desaparecido, estão voltando. Mas ainda não com a intensidade verificada no passado. Por isso, precisamos agir o quanto antes”, disse. O plantio direto na região teve início na década de 1980, logo após a região dos Campos Gerais, , pioneira na técnica. “Aqui, muitos agricultores acreditam estar praticando o plantio direto quando, na verdade, o que se pratica é o cultivo mínimo”, disse. Os participantes do seminário também vão ter a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica da Itaipu Binacional junto às propriedades rurais dos municípios banhados pelo lago da hidrelétrica.

Sedimentos no lago de Itaipu - De acordo com o secretário da Agricultura, só o Rio Ivaí lança, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de sedimentos no lago da Itaipu. Para o produtor José Benedet Brina, que cultiva soja, milho e trigo, no município de Formosa do Oeste, a realização dos seminários é fundamental para a agricultura do Paraná. “Tudo o que se refere ao manejo e uso adequados no solo interessa ao produtor. Precisamos debater mais profundamente questões que interessam não só os agricultores mas toda a sociedade. Esta precisa ser envolvidas nas ações que dizem respeito à conservação dos recursos naturais”, disse. Já o produtor Rosalvo Martins de Souza, que produz grãos nos municípios de Assis Chateaubriand e de Brasilândia do Sul, acredita que a conservação do solo beneficia todos. “Quando o agricultor toma os devidos cuidados, as enxurradas, por exemplo, não vão prejudicar a sua propriedade, a do vizinho e nem o meio ambiente”, disse. A realização dos seminários é coordenada pela Secretaria da Agricultura, através da Emater-PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Embrapa Florestas. Várias entidades públicas e privadas, universidades, prefeituras, conselhos municipais e associações de classe apóiam os eventos.

Conteúdos Relacionados