SEMANA DA ÁRVORE: Integrada e governo recuperam mata ciliar em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Como parte das comemorações da Semana da Árvore (de 17 a 24 de setembro), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a Cooperativa Integrada realizaram nesta sexta-feira (23), em Londrina, o plantio de 500 mudas de espécies nativas do Paraná às margens do rio como parte do Projeto Mata Ciliar, do Governo do Paraná. Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, que participou do evento, a preservação das matas ciliares traz benefícios para a natureza e economia para a agricultura. “Com a conservação dessa vegetação o ecossistema fica equilibrado e o produtor vai investir menos em defensivos para prevenir pragas”, comenta.

Iniciativa - A Cooperativa Integrada, de Londrina, foi uma das primeiras cooperativas a assinar um protocolo de intenções com a Sema para conscientizar os produtores sobre a importância da mata ciliar. Segundo o coordenador regional do programa, Saulo Gaspar, “as cooperativas são o elo com os produtores, pois suas equipes técnicas podem orientar e informar os agricultores sobre como adquirir e plantar corretamente as mudas”, conta Saulo Gaspar. Pela lei, a mata ciliar é uma área de preservação permanente e deve ser implantada de acordo com a largura dos rios, lagos e nascentes. “A intenção da cooperativa é conscientizar nossos associados sobre a importância de preservar as matas ciliares e dar a melhor orientação possível de como efetuar a recuperação dessas áreas”, afirma o presidente da Integrada, Carlos Murate.

Preservação - A iniciativa de conscientizar os produtores paranaenses sobre a importância da restauração e preservação da mata ciliar surgiu com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Sema e a Integrada, em abril, durante a Exposição de Londrina. Além do plantio das árvores nativas, também haverá a inauguração da infra-estrutura física e entrega de equipamentos do Parque Estadual da Mata dos Godoy. A propriedade do agricultor Toshio Okubo tem 140 hectares, sendo que três hectares estarão destinados à recuperação da mata ciliar por estar à beira do Ribeirão dos Apertados.

Meta - Para viabilizar o projeto do Governo de plantar nove milhões de mudas no Estado, a SEMA implantou mais de 270 viveiros com espécies nativas que serão distribuídas aos produtores, como as que foram plantadas nesta sexta-feira. Ontem (22), a Integrada plantou centenas de mudas em Ubiratã, como parte dos eventos da Semana da Árvore. De manhã, houve uma palestra sobre mata ciliar com representantes da Emater e IAP e, logo depois, foram plantadas mudas de espécies nativas na propriedade do cooperado da Integrada, Olmir Salvetti. Para o produtor, a iniciativa da Integrada e Sema é importante para preservar as bacias hidrográficas da região para as próximas gerações. "O que estamos fazendo hoje é para assegurar a vida de nossos netos", assegurou Salvetti. (Ass. Integrada)

Conteúdos Relacionados