Seab libera recursos para a APCBRH
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) realizou o repasse de recursos na ordem de R$ 170 mil para a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), para o “Programa de Desenvolvimento do Agronegócio”, que tem por objetivo viabilizar a modernização e o desenvolvimento do agronegócio paranaense, através da construção das novas instalações do Laboratório Centralizado de Análise de Leite da APCBRH.
Pioneirismo - Segundo, Nélio Ribas Centa, presidente APCBRH, “a associação, através de sua estrutura, tem trabalhado incansavelmente, juntamente com os produtores de leite, cooperativas e indústrias lácteas, no sentido de manter o patrimônio genético das raças leiteiras. Além do pioneirismo na análise de leite no Estado do Paraná, através do Laboratório Centralizado de Análise de Leite do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná (Convênio UFPR / MAPA / APCBRH), que vem monitorando a qualidade do leite de produtores e de indústrias de laticínios Leite (proteína, gordura, contagem de células somáticas) desde maio de 1991”. Nélio ressalta que o laboratório é hoje de referência do Estado, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Porém, com o crescimento das necessidades em função da aprovação da Instrução Normativa nº. 51, que normatiza a qualidade do leite dos rebanhos leiteiros, se faz necessário à ampliação dos serviços prestados aos criadores e indústrias do Paraná”, frisa o dirigente.
Novas instalações - Com estes recursos a APCBRH poderá concretizar a construção das novas instalações do Laboratório Centralizado de Análise de Leite e atender a demanda do Programa Nacional de Melhoria de Qualidade do Leite-PNQL, além de atender as demandas de análise de leite das indústrias e criadores que fazem parte do “Programa Leite das Crianças”, de acordo com o convênio assinado entre a Seab, Ceasa e APCBRH.