SEAB atende sem custo produtor de soja preocupado com ferrugem asiática

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento atenderá sem custos os produtores de soja preocupados com o surgimento da ferrugem asiática no Paraná. O chefe do Departamento de Fiscalização (Defis) da secretaria, Felisberto Batista, esclarece que os focos da doença se concentram principalmente em áreas experimentais de plantio destinadas à pesquisas feitas pela iniciativa privada e que, neste momento, a situação ainda não é preocupante. "A Secretaria está fazendo um levantamento rigoroso das áreas onde há suspeita de contaminação para avaliar a real situação", informou. O chefe do Defis solicita que os produtores de soja se mantenham alertas e que comuniquem a Secretaria da Agricultura e a Emater caso detectem a presença do fungo em suas lavouras. Os técnicos darão toda a orientação sobre como fazer o controle da doença. "Pedimos que os produtores não entrem em pânico e nem comecem a aplicar fungicidas sem a orientação da assistência técnica", recomendou Batista. O chefe do Defis lembra ainda que é indispensável que o produtor notifique a Seab a respeito dos casos suspeitos para facilitar o controle da doença. "Mesmo aqueles agricultores que têm assistência técnica de suas cooperativas ou associações deverão fazer a notificação, para que juntos possamos oferecer a melhor orientação e evitar o uso desnecessário de fungicidas", disse Batista.

Precaução - A Secretaria da Agricultura recomenda ainda que os produtores de soja não visitem as áreas onde foram detectados focos da ferrugem asiática para evitar o risco de levarem esporos do fungo em suas próprias roupas para suas plantações. "Ainda que a doença seja disseminada principalmente pelo vento, é importante tomar todos os cuidados para evitar facilitar a contaminação das lavouras", alertou Batista.
A ferrugem asiática é causada por um fungo chamado Phakopsora pachyrhizi que provoca a desfolha precoce da soja e a perda de peso do grão. O monitoramento freqüente da lavoura ajuda na detecção da doença.

Conteúdos Relacionados