SAÚDE III: ANS divulga resultados do desempenho das operadoras

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou, na sexta-feira (23/12), o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2022 (ano-base 2021). A nota média do setor, que considera a média do desempenho das operadoras, ponderada pelo número de beneficiários, foi de 0,8128, sendo que 1,00 é a nota máxima e zero, a mínima. Essa é a melhor marca desde 2013, tanto no segmento médico-hospitalar quanto no odontológico. 

 

Operadoras - Houve, ainda, aumento do número de operadoras classificadas na melhor faixa avaliativa (notas acima de 0,8) e a manutenção da trajetória de crescimento do número de beneficiários em operadoras com notas entre 0,6 e 1,0 (faixas 1 e 2). 

 

Disponível - A consulta aos resultados está disponível no site da Agência e resumida na figura a seguir:

 

saude III tabela 27 12 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

   

 

 

Melhora geral - Os resultados apontam para uma melhora geral do setor após o impacto do primeiro ano da pandemia de Covid-2019, em 2020. “A divulgação desse desempenho do setor em 2021 reflete o período avaliado de forma transparente e permite o acesso a informações pela sociedade”, salienta o diretor de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da ANS, Maurício Nunes.

 

Estratégia - “O uso do IDSS como instrumento de avaliação do desempenho do setor de saúde suplementar brasileiro é uma estratégia com grande potencial indutor da melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras de planos de saúde”, define a diretora-adjunta da DIDES, Angélica Carvalho.

 

Sobre o IDSS - O IDSS avalia anualmente, e de forma compulsória, todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar por meio de 33 indicadores, classificados em quatro dimensões, que abarcam todo o escopo da operação de uma operadora de plano de saúde privado.

 

Cobertura - Atualmente, o setor de saúde suplementar é responsável pela cobertura de cerca de 25% da população brasileira. Segundo os dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) apurados em outubro de 2022, o setor conta com 50,2 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 30,5 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica, o que prova sua relevância do ponto de vista econômico, social e sanitário.

 

Metodologia - Para o cálculo do IDSS são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.

 

Avaliação - Em 2021, foram avaliadas 902 operadoras. Destas, 844 atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais à sociedade, disponibilizadas no portal da ANS.

Os resultados também devem ser divulgados pela própria operadora em seu site, conforme determina a Resolução Normativa 505/2022 – sendo 23/01/2023 o prazo limite para a divulgação do atual resultado.

 

Recurso - Caso discordem dos resultados finais do IDSS 2022 (ano-base 2021), as operadoras terão até 09/01/2023 para apresentar recurso via e-protocolo. 

 

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários - As operadoras também podem aderir, voluntariamente, à aplicação de uma pesquisa de satisfação com seus beneficiários. Se forem seguidos os padrões técnicos determinados pela ANS, essa pesquisa conta ponto para o índice da operadora no IDSS.

 

Levantamento - Assim, no ano-base 2021, 250 operadoras de planos de saúde realizaram o levantamento conforme o modelo da Agência, o que representa 68,2% dos beneficiários de todo o setor no período.

Boa prática - A pesquisa é considerada uma boa prática, pois proporciona o estabelecimento de um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.(ANS)

 

Confira a lista de operadoras que realizaram a pesquisa.

 

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