Ricken visita espaço que celebra história do cooperativismo no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, visitou, na última quinta-feira (07/08), o recém-inaugurado Memorial do Cooperativismo Paranaense, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. O espaço, que abriu suas portas em 1º de agosto durante as celebrações do centenário da Cooperativa Frísia, é dedicado a contar a história do cooperativismo no Estado e a trajetória de 100 anos da cooperativa Frísia.

A visita de Ricken foi acompanhada por Sabrina Morello, jornalista e coordenadora de Comunicação da Frísia, e por Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar.  “O memorial é uma iniciativa da Frísia, em parceria com o Sistema Ocepar e o Parque Histórico de Carambeí, e conecta o passado ao futuro do setor, valorizando as raízes e os pioneiros que construíram as bases sólidas do cooperativismo no Paraná”, destacou Milléo.

Para Ricken, o espaço serve como um importante registro histórico e um ponto de inspiração. "É fundamental mantermos viva a memória desses movimentos que transformaram a vida de milhares de famílias e impulsionaram o desenvolvimento econômico e social do nosso estado", destacou o presidente. O dirigente ressaltou que a iniciativa também faz parte da celebração do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pelas Nações Unidas, em 2025.

A inauguração do memorial foi um dos pontos altos das comemorações de 100 anos da Frísia, que iniciou sua história em agosto de 1925 como Cooperativa Mista Batavo. A cooperativa, que é um dos pilares do agronegócio paranaense, utiliza o espaço para compartilhar seu legado de inovação, resiliência e cooperação, reforçando o papel das cooperativas como agentes de mudança e prosperidade.

O Memorial do Cooperativismo Paranaense fica localizado em umas das casas do Museu Parque Histórico de Carambeí e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h.

Conteúdos Relacionados