SAÚDE: 3º Ciclo dos squads de inovação da Unimed Ponta Grossa revela ganhador

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed ponta grossa II 09 10 2023Após cinco meses de trabalho, os dois times da Unimed Ponta Grossa que formaram os squads de inovação do 3º ciclo fizeram a apresentação final das soluções no dia 29 de setembro. Durante a final, que foi assistida por mais de 100 colaboradores, a equipe Impulsum e a I-Team tiveram sete minutos para apresentar as soluções desenvolvidas a partir dos desafios recebidos no início do programa.

Desafios - Assim como no ano passado, os desafios de 2023 foram elencados a partir de pesquisas internas com as áreas e com foco no beneficiário. Os times foram formados por colaboradores de diversas áreas e que atuam nas três unidades de negócio da cooperativa: operadora, Hospital Geral Unimed (HGU) e Laboratório.

Metodologias e ferramentas - Ao longo dos meses, as equipes foram capacitadas em metodologias e ferramentas de inovação e, mensalmente, apresentaram reports sobre o andamento dos projetos.

Estruturação - Jonathan Batista, membro do Time de Inovação e um dos responsáveis pelos squads, conta como foi estruturado o ciclo deste ano. “Optamos por manter os pontos assertivos do ciclo anterior, incorporando novas regras para proporcionar uma melhor experiência para os participantes. Um exemplo foi a introdução da banca avaliadora em todos os reports do 3º ciclo, tendo um peso maior que a votação popular, o que deixou as fases ainda mais acirradas. Tivemos também capacitações voltadas para scrum, desing thinking, lean, prototipação e pitch”.

Banca avaliadora - A banca avaliadora foi composta pela diretoria da Unimed Ponta Grossa, que levou em consideração três principais critérios: preparo da equipe; apresentação clara e organizada da ideia e dos materiais utilizados; e gestão do tempo. O julgamento também considerou o funcionamento da solução para o público, os resultados reais alcançados no período desde a implantação e o desenho para continuidade de uso da solução ou evolução do projeto.

Mão na massa e aprendizado - Responsável pelo desafio relacionado à espera para atendimento na realização de exames laboratoriais, a Impulsum propôs uma nova escala de atendimento em horários de pico e treinamentos aos novos colaboradores, referentes ao sistema e aos processos.

Diferencial - O colaborador André Ciriaco, analista de negócios e membro da equipe, aponta que o trabalho em equipe foi o diferencial ao participar dos squads. “Tive a oportunidade e trabalhar com excelentes profissionais, conhecer novos processos e pessoas, além de desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Trabalhar com uma equipe multidisciplinar com áreas, conhecimento e pensamento tão diferentes me trouxe uma nova visão do todo da cooperativa. O principal desafio foi unir todos os conhecimentos dos envolvidos e aplicar num processo que precisávamos conhecer durante o projeto. Entender novas metodologias, processos e como lidar com tantas pessoas diferentes foram os principais aprendizados”.

Monitoramento - Já a I-Team voltou-se para o monitoramento da experiência dos clientes na rede credenciada e sugeriu a implantação de uma pesquisa de satisfação dentro do aplicativo da Unimed após a finalização de cada atendimento.

Ganhos - Além do conhecimento técnico adquirido ao longo dos meses em que esteve no I-Team, Laiza Moura, analista de Gestão de Prestadores, destaca ganhos pessoais e em autoconhecimento. “Essa jornada me proporcionou momentos memoráveis e me permitiu estabelecer laços de amizade com colegas da equipe que, no cotidiano, eu nunca tive contato. Os desafios mais significativos que enfrentamos estavam relacionados à necessidade de exercitar a paciência e respeitar o tempo de cada etapa do projeto. Aprendemos a valorizar a disciplina necessária para conduzi-lo de maneira consistente, o que, por sua vez, resultou em uma execução mais sólida e eficaz”.

Vivência - Já no aspecto vivencial, a colaboradora acredita que as diferentes percepções enriqueceram a construção da solução. “A troca e interação entre diferentes áreas é o diferencial dos squads, trabalhar em conjunto multidisciplinar para encontrar soluções para um problema da cooperativa. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em metodologias ágeis me permitiu desenvolver novas habilidades, que normalmente não fazem parte das minhas tarefas cotidianas. No geral, foi uma experiência profissional enriquecedora em todos os sentidos”.

Divulgação - O primeiro e segundo lugares do ciclo dos squads 2023 foi divulgado na terça-feira (03/10), na palestra de abertura do Mês de Inovação da cooperativa. A equipe vencedora foi a Impulsum, com 228 pontos, contra 210 totalizado pela I-Team. Para celebrar o trabalho desenvolvido, as equipes irão ganhar um dia de passeio no Parque Vila Velha.

Positivo - Em uma análise geral, Jeanine Vrubleski, também responsável pelos squads e membro do Time de Inovação, acredita que o resultado tenha sido positivo para todos os envolvidos. “Avalio o ciclo como desafiador, uma vez que conciliar os compromissos da rotina com o desenvolvimento de projetos de melhoria demanda dedicação e empenho. No entanto, os dois times que concluíram as entregas não apenas atenderam, mas superaram as expectativas, apresentando resultados que impactarão positivamente o futuro da cooperativa”. (Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa)

 

Conteúdos Relacionados