SAFRA 2005/06: 5° Encontro Cocamar de Produtores de Soja será no dia 2 de setembro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de debater aspectos técnicos em razão da chegada da soja transgênica às lavouras da região na safra 2005/06, cujos preparativos estão em andamento, a Cocamar promoverá no próximo dia 2 de setembro, em Maringá, o 5° Encontro de Produtores de Soja. O evento, que deverá reunir 800 participantes no Centro de Eventos Araucária, contará com a presença de vários especialistas, alguns deles do Rio Grande do Sul, Estado onde mais de 90% das lavouras de soja utilizam variedades geneticamente modificadas. Segundo informou o engenheiro agrônomo Antonio Sacoman, coordenador de grãos da cooperativa, o Encontro pretende esclarecer produtores e técnicos a respeito dessa nova realidade.

Programação - Na programação, o engenheiro agrônomo gaúcho, Cleiton Steckling, pesquisador da Fundacep, falará sobre a história da soja Roundup Ready (RR) no Rio Grande do Sul; ainda em relação a esse tema, o engenheiro agrônomo Ralfl Udo Dengler, gerente executivo da Fundação Meridional, de Londrina, abordará a situação atual no Brasil e no Paraná da soja RR. Outros palestrantes, como o engenheiro agrônomo Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja/Emater, enfocará a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, enquanto o engenheiro de segurança Claud Ivan Goellner, da Universidade Federal de Passo Fundo-RS, debaterá o uso correto e seguro de produtos fitossanitários. O encontro tem início previsto para às 9h00 e se estenderá até às 17h.

Transgênicos - Com cerca de 350 mil hectares cultivados com soja em sua região no período 2004/05, a Cocamar está estimando uma redução de 5% na superfície a ser plantada no próximo ciclo, por conta dos problemas enfrentados pelos agricultores este ano. Dentre as variedades de soja a serem utilizadas pelos agricultores, a expectativa é que entre 10 e 12% de toda a área seja com sementes geneticamente modificadas. A Cocamar informou que está se preparando para fazer a segregação, em seus armazéns, de soja transgênica e convencional.

Conteúdos Relacionados