REVISTA: Edição especial destaca 10 anos do Sescoop Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A edição do mês de agosto da revista Paraná Cooperativo, produzida mensalmente pela assessoria de comunicação do Sistema Ocepar, traz com exclusividade a história de constituição do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Esta edição especial é comemorativa aos 10 anos do Sescoop/PR. São 54 páginas dedicadas a mostrar o trabalho desenvolvido pelo Sistema S do cooperativismo ao longo desse período. Em âmbito nacional, o Sescoop foi criado oficialmente, através da Medida Provisória 1.715 (Recoop) no dia 3 de setembro de 1998.Constituição - No dia 15 de junho de 1999 tomou posse o primeiro Conselho Consultivo do Sescoop Nacional, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), tendo à frente como presidente Dejandir Dalpasquale e como integrante o atual superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. A Ocepar foi a primeira organização a implantá-lo em âmbito estadual, em 21 de setembro de 1999. "O nascimento do Sescoop é um marco para o cooperativismo brasileiro. Uma conquista histórica que transformou a realidade do setor em todo o país", afirma o presidente do Sescoop Paraná e da Ocepar, João Paulo Koslovski, na seção "Palavra do Presidente" da revista.
Fontelles - O entrevistado especial do mês é o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, que foi um dos grandes defensores da criação do Sescoop e que, inclusive, foi homenageando na semana passada pela OCB, em reconhecimento ao apoio concedido nesses 10 anos da entidade e recebeu no ano de 2002 da Ocepar a "Medalha do Mérito Cooperativista" e no ano de 2004 o "Troféu Ocepar". Além disso, o Paraná Cooperativo apresenta a história, os números, os investimentos, a abrangência e os resultados obtidos pelo Sescoop/PR até o momento. Nesta entrevista Fontelles destaca que "o Paraná é o estado que tomou mais providências e medidas dentro da linha de atuação do Sescoop, tanto que fizemos outros programas tendo por base o que os paranaenses realizaram. Conversamos muito com o Paraná (Ocepar) na época da criação do Sescoop. Inclusive usamos o seu pessoal dentro da própria estrutura da coordenação do Recoop" - João Paulo Koslovski, José Roberto Ricken, Guntolf van Kaick e Juacir Wishneski.
História - Esta edição histórica resgata as primeiras discussões a respeito da criação do Recoop - Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária e que deu origem ao Sescoop. Embora o foco prioritário dos dirigentes cooperativistas na época fosse a revitalização do setor - que sofria as consequências dos planos econômicos e enfrentava dificuldades - havia também uma necessidade crescente de investimentos na profissionalização da gestão das cooperativas. Em 18 de março de 1997, a edição número 338 do informe Paraná Cooperativo destacava como manchete: "Cooperativas querem renegociar dívidas não securitizadas". A matéria mostrava as dificuldades do setor e repercutia os resultados de uma reunião realizada na Ocepar, em Curitiba, 18 meses antes da assinatura da MP do Recoop, com a presença do presidente João Paulo Koslovski, dos presidentes da OCB, Dejandir Dalpasquale, e da Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), José Norberto Kretzer, além de diretores e dirigentes de cooperativas do Paraná.
Recapitalização - Ficou definido que as negociações com o governo seriam iniciadas com audiências com o presidente Fernando Henrique Cardoso, os ministros da Fazenda, Pedro Malan, do Planejamento, José Kandir, e da Agricultura, Arlindo Porto. O objetivo era demonstrar as dificuldades que estavam inviabilizando o ramo agropecuário. "O documento com todos os argumentos para convencer as autoridades foi elaborado pela Ocepar sob a coordenação da OCB, com a participação da Ocesc e Fecotrigo, tendo sido chamado de "Programa de Apoio à Recapitalização das Cooperativas Agropecuárias", lembra o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, na época diretor-executivo da entidade. Era o documento-base do que viria a ser a MP n° 1.715. Em abril de 97, foi realizada uma segunda reunião em Belo Horizonte, MG, reunindo parlamentares da bancada da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) e dirigentes cooperativistas, que definiram as estratégias de ação para viabilizar o programa de revitalização das cooperativas.
Serviço - A tiragem da revista é de 5500 exemplares, mas o conteúdo também está disponível no site www.ocepar.org.br, através do sistema real paper (leitor virtual da revista). Nas próximas edições deste informe publicaremos um pouco mais destes 10 anos do Sescoop no Paraná, avanços e conquistas.