Reunião de núcleos em Cascavel e Campo Mourão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um total de 210 dirigentes e executivos das cooperativas do Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste participaram dos dois primeiros dias do Encontro de Núcleos Cooperativos. Ontem (21/11) o encontro foi realizado em Cascavel, onde a Coopavel foi a anfitriã, e na manhã desta terça-feira (22/11), foi a vez da Coamo, sediar o encontro em Campo Mourão. Quarta-feira (23/11) será a vez das lideranças da região Centro Sul participar em Entre Rios, Guarapuava, no auditório Mathias Leh, sede da cooperativa Agrária. Na parte da tarde acontece a Assembléia da Coodetec com a presença das cooperativas.

Propostas para 2006 – Participam destas reuniões o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente, José Roberto Ricken e o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche. Em sua palestra, Koslovski fala sobre o planejamento do sistema para 2006 e também sobre as ações já desenvolvidas com relação ao Plano Paraná Cooperativo 2010. Segundo ele “estas reuniões são uma ótima oportunidade para que os dirigentes do sistema possam tomar conhecimento do trabalho que foi realizado pela Ocepar e pelo Sescoop-PR neste ano e planejar de forma conjunta o caminho que será trilhado em 2006”. O presidente do Sistema Ocepar apresentou de uma forma resumida o que cada área pretende desenvolver no ano que vem junto as cooperativas. As ações políticas, as gestões a serem realizadas na busca de crédito, planejamento para as áreas de desenvolvimento humano, autogestão, técnica e econômica, jurídica, sindical, de comunicação, de representação institucional e sobre os programas específicos.

Governança corporativa – Para falar aos dirigentes, durante as três reuniões de núcleos deste ano, foi convidado o Doutor e Professor do Instituto Superior de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (ISAD/PUC-PR), Eduardo Damião da Silva sobre o tema: “Governança corporativa e estratégia”. Segundo o professor a governança corporativa, a gestão democrática e participativa nas empresas mercantis se torna cada vez mais uma exigência, onde o processo decisório deve ser adequado a realidade. Nos Estados Unidos, gestão corporativa é lei e tem que ser cumprida. Para o professor Damião, o cooperativismo já está mais familiarizado com esses temas, afinal, os princípios que norteiam o sistema são baseados na participação democrática, na transparência, mesmo assim é necessário sempre atualizar tais conceitos para que não sejam perdidos de vista. “Provavelmente uma das razões do bom desempenho do sistema cooperativista, seu crescimento seja essa forma democrática de atuar”, lembra.

Conteúdos Relacionados