REUNIÃO DE NÚCLEOS EM CARAMBEÍ: \"COOPERATIVAS SÃO UM EXEMPLO\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de aproximadamente 85 produtores associados e dirigentes cooperativistas da região Centro-Sul, aconteceu na última quarta-feira (14), na sede do clube de Carambeí, a 20ª Reunião de Núcleos Cooperativos da Ocepar, com o apoio da cooperativa local, Batavo. Na ocasião, o presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade Produtividade no Paraná (IBQP-PR), Sérgio Prosdócimo falou da possibilidade de ser firmada, através da Ocepar, parcerias com as cooperativas paranaenses para que o instituto possa aprimorar e disseminar o conhecimento sobre a produtividade sistêmica. "A qualidade e a produtividade é fundamental para o sucesso de qualquer atividade hoje. No Paraná, as cooperativas já são hoje um exemplo nacional e principalmente na questão da produtividade, mas existe sempre algo a mais para se fazer. É dentro deste contexto que nós estamos tentando aproximar o IBQP com as cooperativas, através da Ocepar e do Sescoop-PR, para que possamos iniciar uma caminhada e vermos onde cada um pode ajudar o outro. O Instituto tem idéias, as quais pretendemos aplicá-las para um maior desenvolvimento do sistema", frisou.

Forma - O IBQP mede, analisa e melhora o desempenho de sistemas organizacionais, empregando parâmetros da Produtividade Sistêmica e estimula a geração e distribuição de riqueza proporcionando melhor qualidade de vida aos cidadãos, através de diversas ações, que vão desde a medição e análise da produtividade até realização de cursos teóricos e práticos. ?O suporte seria principalmente através de palestras e cursos e se necessário for, nós desenvolveríamos produtos específicos para as cooperativas. Também queremos propor que as cooperativas indiquem um expert para trazê-lo até o Paraná no sentido de que venha dar uma palestra, mostrar os rumos e de como vai o cooperativismo no mundo?, destacou Prosdócimo.

Avaliação - Para o presidente da Ocepar e do Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, o resultado desta primeira reunião de uma série de três foi altamente positiva, principalmente pela boa participação de cooperados e dirigentes. ?A cada reunião notamos que os cooperativistas paranaenses estão participando cada vez mais, com propostas, sugestões o que é muito bom para o sistema como um todo. Estas reuniões servem para que possamos discutir com as bases aquilo que está acontecendo no sistema, através da apresentação de uma análise do desempenho das cooperativas feita pelo gerente de desenvolvimento e monitoramento (autogestão), Gerson Lauermann, como também planejar o futuro com a discussão de um plano de metas para o próximo ano. Estamos levando desta reunião de Carambeí uma série de sugestões importantes, as quais deveremos também discutir nas outras duas reuniões que acontecerão na próxima semana, a primeira na Copacol em Cafelândia (21) e a segunda na Corol, em Rolândia, dia 22, onde esperamos receber um grande número de participantes?, lembrou Koslovski. Além do presidente, participaram da reunião em Carambeí o diretor executivo da Ocepar e superintendente do Sescoop-PR, José Roberto Ricken, os gerentes, de desenvolvimento e monitoramento, Gerson Lauermann, de desenvolvimento humano, Cícero Isolani Souza, técnico e econômico, Nelson Costa e o assessor de cooperativismo, Leonardo Boesche, de imprensa, Samuel Milléo Filho e o técnico do Procoope, Izaías Lopes.

Outras reuniões - A segunda reunião de núcleos acontece no dia 21 de novembro, quarta-feira da próxima semana, abrangendo as regiões Oeste e Sudoeste, em Cafelândia, sede da Copacol. O terceiro e último encontro reunirá os núcleos Norte e Noroeste, na quinta-feira dia 22, em Rolândia, quando os participantes serão recepecionados pela Corol. Nestes dois últimos eventos (21 e 22) a palestra principal será do líder cooperativista e presidente da Abag, Roberto Rodrigues, que realizará uma apresentação sobre os casos de sucesso de sociedades cooperativas no mundo, experiências estas que foram vivenciadas por ele durante sua gestão como presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Rodrigues só não participou da reunião do Centro-Sul porque não tinha espaço em sua agenda.

Conteúdos Relacionados