Representantes da ACDI/VOCA visitam a Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na manhã desta sexta-feira (19), o vice-presidente regional para América Latina, Charles Cox, da ACDI/VOCA, a engenheira agrônoma e diretora de programas, Elisa Catalina Echegüe e o consultor de agribusiness, James Matson, acompanhados por Celso Claro de Oliveira, foram recebidos pelo superintendente da Ocepar, Nelson Costa e pelos consultores, Guntolf van Kaick e Wilson Thiesen. Na oportunidade os visitantes apresentaram uma proposta de parceria entre o cooperativismo paranaense com as cooperativas do Paraguai.

Dificuldades - Diante de um levantamento feito pela ACDI/VOCA junto ao país vizinho, constatou-se de que os pequenos produtores paraguaios estão passando por grandes dificuldades e o êxodo preocupa o governo paraguaio, que vê no cooperativismo uma solução para inverter tal situação. Atualmente, segundo dados levantados pela agrônoma, Elisa Catalina Echegüe, que é natural do Paraguai, hoje existem cerca de 520 cooperativas, 44 centrais e 20 mil filiados.

Conferência - Segundo Charles Cox, a finalidade é selecionar quatro cooperativas da região oeste do estado para iniciar um trabalho objetivando levar conhecimentos de produção, comercialização, oportunidade de negócios, enfim, intercâmbio para compra conjunta de insumos, etc. ?Já firmamos uma parceria com a Itaipu Binacional, tanto no lado paraguaio como brasileiro, principalmente na questão da biodiversidade?, lembrou Cox. Para melhor discutir este assunto, é intenção da ACDI/VOCA promover uma Conferência Bi-Nacional para consolidar estas parcerias.

Definições - Segundo Nelson Costa, ficou definido na reunião que a ACDI/VOCA irá encaminhar um estudo para desenvolvimento do cooperativismo no Paraguai, para que a Ocepar possa apresentar sugestões, com o objetivo de levar para as cooperativas paraguaias experiências das cooperativas paranaenses. A área de estudo da ACDI/VOCA no Paraguai esta focada em três Departamentos/Estados lindeiros ao Lago de Itaipu, uma região onde vivem milhares de famílias de agricultores que tem sua origem o Paraná, regiões onde já atuam as cooperativas Lar e C.Vale.

Conteúdos Relacionados