Comitiva da OCB Rio de Janeiro visita o Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma comitiva da diretoria e profissionais da Organização das Cooperativas do Rio de Janeiro (OCB/RJ) está visitando o Sistema Ocepar, em Curitiba. A visita começou na manhã desta terça-feira (12/08) e prossegue nesta quarta-feira (13/08). O grupo foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pelos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti; da Fecoopar, Nelson Costa; e do Sescoop/PR, José Ronkoski, além de gerentes e coordenadores da organização paranaense.

“Temos uma sintonia muito grande com a OCB Rio de Janeiro. Nossa causa é comum, temos o mesmo propósito”, disse Ricken, ao dar as boas-vindas ao grupo. O presidente da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, fez alusão à criação do Sescoop pelo Paraná. “O Sescoop nasceu aqui”, declarou. Mesquita lembrou que na década de 1990 as cooperativas enfrentavam uma situação de endividamento e, atendendo a um pleito paranaense, o governo federal lançou o Recoop - Programa de Revitalização das Cooperativas.

Na época, nasceu o Sescoop como uma contrapartida do setor cooperativista para investir na qualificação e profissionalização da gestão das cooperativas.  “O Sescoop surgiu para resolver um problema e promoveu uma verdadeira transformação no cooperativismo de todo o Brasil, preparando profissionais para atuarem no setor”, disse. Mesquita contou que mantém um relacionamento de muito tempo com o Sistema Ocepar e disse ter uma visão de todo o trabalho desenvolvido no Paraná, reconhecendo “a relevância e referência para todo o país", lembrou.

Homenagem

O presidente da OCB Rio de Janeiro informou que, por conta da dedicação ao cooperativismo e pela criação do Sescoop, o ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e o atual, José Roberto Ricken, serão homenageados pela organização carioca. “Aprovamos, em nossa última reunião de diretoria, homenagear o João Paulo Koslovski [ex-presidente da Ocepar] e José Roberto Ricken [atual presidente], que foram os grandes articuladores da criação e fundação do Sescoop como agente transformador da realidade do cooperativismo brasileiro. O cooperativismo era um antes deles e é outro depois”,  enfatizou.

Mesquita contou que o recém-adquirido prédio sede da OCB Rio de Janeiro homenageia importantes lideranças do cooperativismo brasileiro. “Cada andar leva o nome de uma pessoa ou de grupos de pessoas que contribuíram com o movimento”, informou. Segundo ele, o nono andar do prédio, onde funciona o Sescoop/RJ, levará o nome dos líderes paranaenses.

Troca de experiências

Depois da apresentação institucional do Sistema Ocepar, o grupo conheceu o Plano Paraná Cooperativo (PRC300/500), que é o planejamento estratégico das cooperativas paranaenses, e o programa de Relações Institucionais da organização. Em seguida, foram apresentadas as áreas de Monitoramento e Controle, Desenvolvimento Humano e Gerência Técnica. Na tarde desta terça-feira e nesta quarta-feira, a delegação carioca será dividida em grupos para troca de experiências com áreas afins da organização paranaense.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados