RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Indicadores políticos-institucionais são destaque no boletim desta semana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (28/07), o Informe Semanal referente ao período de 24 a 28 de julho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Indicadores político-institucionais - A informação é um recurso valioso em todo o ambiente corporativo moderno. Da mesma forma que gestores de setores econômicos, financeiros e das áreas de mercado tem à disposição dados organizados em índices e indicadores metodologicamente orientados para a tomada de decisão, na política não é diferente. Os indicadores de desempenho político-institucional podem oferecer uma noção racional e ampliada do ambiente político, e subsidiar ações profissionalmente orientadas no campo da representação.
Uma das informações mais relevantes quando falamos de desempenho político-institucional é a governabilidade. Esse conceito tão amplo, pode ser entendido como a capacidade dos Presidentes de aprovar uma agenda de políticas no legislativo, e também, como a sociedade vê as políticas implementadas pelo governo por meio de índices de avaliação da gestão governamental. Podemos ainda, incluir a relação dos Presidentes com o Poder Judiciário, variável que tem ganho cada vez mais relevância no sistema político brasileiro.
A edição deste informe (108) apresenta indicadores em pelo menos 3 variáveis basilares possíveis para se avaliar o desempenho dos governos e o funcionamento das instâncias de decisão política: a avaliação e popularidade da gestão; a relação Executivo-Legislativo; e o funcionamento do Legislativo. Os índices de Popularidade serão apresentados por meio de uma metodologia do acúmulo de pesquisas de avaliação popular do governo. Já o desempenho da Relação Executivo-Legislativo, pode ser medido pelo Basômetro (um indicador de adesão governamental no plenário da Câmara), pelo índice de Governismo dos partidos-legislativos, e pela Taxa de Sucesso Governamental. O funcionamento do Legislativo será mensurado pela Taxa de Consenso, a Disciplina dos Blocos Partidários/federações/partidos legislativos, e o apoio à agenda de reformas.
Pesquisa de avaliação - Uma das possibilidades de avaliar o desempenho de um governo, é verificar qual a opinião da população eleitoralmente ativa sobre o desempenho do Presidente da República e de sua gestão. Durante todo o ano, institutos, fundações e empresas privadas que trabalham estrategicamente com risco político, realizam e/ou encomendam pesquisas para verificar o grau de popularidade das gestões governamentais.
É normal que essas pesquisas apresentem resultados diferentes, muito embora dentro de uma margem de erro. Isso acontece por conta de diferenças na técnica de aplicação, na metodologia, nos indicadores, assim como na escolha e estratificação da amostra.
Buscando superar os obstáculos dessas diferenças, elaboramos um “Acumulador de Pesquisas de Avaliação”, que calcula uma média do resultado de diferentes pesquisas de institutos devidamente registrados para realizar esse trabalho.
O gráfico a seguir demonstra esse acumulado médio entre fevereiro e julho de 2023.
Clique aqui e confira na íntegra o Informe da Coordenação de Relações Institucionais da Ocepar