RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Corte de juros é destaque do boletim
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (03/11), o Informe Semanal referente ao período de 30 de outubro a 3 de novembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Copom comunica corte de juros após reunião - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizou a sua 258ª reunião, na qual emitiu um comunicado sobre a redução da taxa Selic para 12,25% ao ano. Este foi o terceiro corte consecutivo na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto deste ano.
A decisão foi unânime, pois todos os membros do Copom votaram pela redução de 0,5 pontos percentuais da taxa. O Comitê se reunirá pela última vez no ano de 2023, em reuniões marcadas para os dias 12 e 13 de novembro, e a expectativa é que haja mais cortes de juros.
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Definida pelo Banco Central, ela é usada para controlar a inflação. Na prática, a Selic é uma meta indicada pelo BC, sem poder de decreto, que é utilizada para calcular a segura operação de empréstimos diários entre bancos. Nessas operações de empréstimo, a garantia que os bancos oferecem uns aos outros são títulos públicos, cuja oferta é induzida pelo Banco Central.
Uma premissa básica do mercado é que a taxa de juros varia de acordo com o prazo e o risco. O empréstimo de um dia lastreado por títulos públicos é uma operação de baixíssimo risco, por isso a Selic é considerada a taxa básica de juros.
Plataforma da Receita Estadual permite acompanhamento da produção rural dos municípios paranaenses - A Receita Estadual do Paraná, em parceria com a Celepar, está lançando uma ferramenta que integrará o portal dos municípios, que disponibiliza aos municípios e ao público em geral uma gama de informações fiscais e financeiras. O Portal dos Municípios passa a oferecer às cidades paranaenses a possibilidade de acessar o Relatório de Produtor Rural.
O novo recurso disponibiliza às gestões municipais do Paraná informações relacionadas às notas fiscais emitidas por produtores rurais registrados em suas respectivas áreas de jurisdição. A ferramenta permite um acompanhamento mais eficiente da produção rural nos territórios municipais e, consequentemente, promove melhor fiscalização e uma visão mais abrangente sobre aquilo que é produzido localmente.
O portal também proporciona um conjunto de serviços padronizados, o que auxilia na gestão econômica e fiscal e facilita as decisões dos gestores municipais, além de contribuir para a eficácia da fiscalização, transparência, e da promoção da conformidade e da arrecadação em âmbito local.