Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Boletim destaca calendário de eleições de 2024

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

relacoes institucionais 05 01 2024A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (05/01), o Informe Semanal referente ao período de 02 a 05 de janeiro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

 

Mais de 50 países realizam eleições em 2024 - Além do Brasil, pelo menos 57 países realizarão pleitos eleitorais este ano. Os analistas em política classificam 2024 como o “superano eleitoral”, fato que movimenta a geopolítica global. Dentre os pleitos, 46 definirão novos Chefes do Executivo por eleições nacionais, sendo 30 para presidente e 16 para primeiro-ministro.

 

O Brasil é o único país que realizará 100% dos pleitos para eleger cargos locais. As eleições municipais no Brasil são um marco das características federalistas do país, e diferente do que ocorre em grande parte do mundo, são eleições totalmente desvinculadas de outros pleitos.

 

Todas as democracias do mundo se baseiam na realização de eleições periódicas, o que não quer dizer que todos os países que realizam eleições são democráticos. Agências de observação e apoio eleitoral como a Freedom House, International Foundation for Electoral Systems (IFES), têm demonstrado preocupação com o processo de autocratização em países que realizam eleições cada vez menos competitivas e injustas.

 

Calendário das eleições no Brasil - A realização de eleições justas e democráticas exige instituições capacitadas e um longo processo de organização. Segundo a Constituição de 1988, o calendário eleitoral no Brasil começa pelo menos um ano antes da realização do pleito.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais da Ocepar 

Conteúdos Relacionados