RECOOP: COOPERATIVAS QUEREM AGILIZAR CONTRATAÇÃO DE RECURSOS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na opinião dos integrantes do grupo de trabalho, os bancos não estão colaborando com o processo, muito pelo contrário, a cada dia aumentam as exigências para contratarem os projetos das cooperativas. Com isto, no lugar de revitalizar as cooperativas agropecuárias, o Recoop está servindo para solucionar os problemas do sistema financeiro, pois os recursos deferidos para o alongamento de dívidas (Pesa e Cotas Partes) é superior aos recursos alocados para a revitalização.
Flexibilização - Segundo o vice-presidente da Ocepar e representante do ramo agropecuário no Conselho da OCB, Luiz Roberto Baggio, muitos entraves estão inibindo a efetiva realização do Recoop e, por isso, o grupo de trabalho está fazendo um redesenho do atual projeto para apresentar uma proposta que flexibilize mais a execução do Recoop em todo o país. "Entre os principais pontos que dificultam estas negociações com os bancos podemos relacionar as garantias exigidas, apresentação de certidões negativas em decorrência das dívidas junto ao INSS, laudos de avaliação com valores abaixo do preço de mercado, exigência do aval pessoal dos diretores, entre outros", lembra Baggio.
Comitê - Alguns integrantes do grupo de trabalho continuam reunidos nesta quarta-feira, para a elaboração do documento final que deverá ser apresentado na próxima reunião do Comitê do Recoop, no próximo dia 7 de agosto em Brasília. É este comitê que analisará a proposta do grupo de trabalho, integrado por Luiz Roberto Baggio e Ramon Belisário (OCB), Antonio Borges (OCG), Paulo Roberto da Silva (Ocergs), Yuri Costa (Ocesp), Luiz Carlos Colturato (Sescoop), e Gerson Lauermann e Juacir Wischneski (Ocepar/Sescoop-PR).